Receber

Em pleno mês missionário, a REDE desta semana partilha algumas iniciativas que tiveram aquele tema como pano de de fundo. Não serão tantas como eventualmente seria de esperar. Outras já foram notícia ou ainda hão-de sê-lo nas próximas edições. Algumas delas foram, inclusive, integradas noutras atividades realizadas nas paróquias. De uma forma geral, por todas a Diocese houve uma atenção especial para o mês de outubro, porque, como diz o Papa Francisco na sua mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano,

A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas, fazendo-nos ver o mundo com os olhos e o coração de Deus; a esperança abre-nos aos horizontes eternos da vida divina, de que verdadeiramente participamos; a caridade, que antegozamos nos sacramentos e no amor fraterno, impele-nos até aos confins da terra.

Mas há uma notícia que se destaca das outras. Não no sentido em que abre as páginas dos jornais e dos noticiários, pois já sabemos que as boas notícias não têm esse privilégio. Aliás, até mesmo nesta edição passará tão despercebida, como qualquer outra.

A paróquia do Alqueidão da Serra tem dois novos membros: duas irmãs que vieram de Angola, da diocese do Sumbe tão conhecida de nós, estão a ser integradas na comunidade com a ajuda dos seus habitantes. Como diz a peça, “esta é uma maneira muito prática e concreta das paróquias se sentirem em missão, pelo que [as pessoas] dão e recebem”.

Este é apenas um pequeno e breve exemplo do que é ser Igreja em Missão: receber. Num tempo em que a expressão “Igreja em saída” está na ordem do dia, não podemos esquecer que sair é, também, deixar entrar, acolher na sua casa, integrar na sua família, deixar que façam parte da nossa vida.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress