O músico português Rão Kyao vai apresentar um concerto intitulado “Sopro de Vida”, na igreja do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, no próximo dia 11 de março, pelas 21h00.
Trata-se da apresentação do segundo disco de um projeto que o artista tem desenvolvido nos últimos anos e que reúne um conjunto de cânticos marianos, em versão instrumental, executados em flautas de bambu e acompanhados ao órgão por Renato Silva Júnior.
O critério foi selecionar “temas que nos tocam pela sua simplicidade, profundidade devocional e riqueza melódica”, refere Rão Kyao, visando transmitir “uma mensagem de fé, esperança e amor”.
Com entrada livre, este concerto pretende também assinalar a vinda do Papa Francisco a Portugal no âmbito das comemorações do centenário de Fátima.
Além de ser uma forma de celebração da fé e da devoção mariana, esta produção da “Seiva Bruta”, insere-se na dinâmica do turismo religioso e cultural, pelo que recebeu o alto-patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola da Batalha e o apoio da Paróquia, do Município e do Mosteiro da Batalha.
Projeto “Sopro de Vida”
Este concerto é o segundo fruto de um projeto dedicado à divulgação da música litúrgica de autores portugueses, a partir de uma recolha feita pelo compositor e flautista Rão Kyao.
Uma primeira recolha foi feita em 2011, por ocasião da celebração dos 75 anos do Seminário de Almada, resultando nas 25 faixas do disco “Ao ritmo da Liturgia”, que acompanham a progressão dos tempos do ano litúrgico e o ritmo da celebração eucarística. Esse trabalho viria a ser apresentado em dezenas de igrejas por todo o País, contribuindo para divulgar a mensagem cristã e também o trabalho de autores como Ferreira dos Santos, António Cartageno, Manuel Faria, Manuel Luís, Carlos da Silva, Fernandes da Silva e José Pedro Martins.
Em 2014, surgia este segundo trabalho, intitulado “Maria”, com 21 temas litúrgicos e populares marianos.
Estes dois discos serão reeditados nos próximos meses de março e abril, nas plataformas digitais.