Está a decorrer na Quinta do Escuteiro, na Batalha, de 29 de junho a 2 de julho, a 2.ª edição do Piarte – Concurso Regional de Construções Escutistas, promovido pela Junta Regional de Leiria-Fátima.
Envolvendo escuteiros com idades entre os 14 e os 17 anos, dos agrupamentos de Amor, Arrabal, Batalha, Carvide, Cruz da Areia, Marrazes, Sé-Leiria e Souto da Carpalhosa, o concurso tem como tema “Tendas elevadas” e utiliza a técnica “Froissartage”. Trata-se de uma técnica de construção que não utiliza parafusos nem pregos, baseada no princípio da montagem com encaixes e entalhes, criada pelo dirigente francês Michel Froissart.
O resultado do concurso poderá ser apreciado pelo público no próximo domingo, dia 2 de julho, a partir das 11h00. Convidam-se todos os interessados a visitar e usufruir do campo nesta manhã, havendo espaço preparado para piquenique.