Quinta do Escuteiro divulgada internacionalmente

http://lefa.pt/?p=143

Mais de 500 escuteiros participaram no “Jamboree on the air – Jamboree on the internet” (JOTA-JOTI), desde a noite de sexta-feira 16 à tarde de domingo 18 de outubro, na Quinta do Escuteiro, Batalha.

A iniciativa envolve anualmente mais de um milhão de escuteiros em todo o mundo, ligados por ondas de rádio ou pela internet, e este ano também os jovens da Junta Regional de Leiria se lhes juntaram. Através do radioamadorismo, puderam contactar outros escuteiros de todo o planeta e só não foram mais longe porque as condições atmosféricas não o permitiram. De facto, um dos objetivos programados era o contacto com a Estação Espacial Internacional, o que se revelou impossível com o temporal destes dias.

Apesar disso, “tudo correu às mil maravilhas, toda a gente se divertiu imenso e os principais objetivos foram cumpridos”, avalia João Santos, chefe da Quinta do Escuteiro. Também Pedro Ascenso, chefe regional do CNE de Leiria, sublinhou a importância desta atividade por ter permitido “através da tecnologia, superar desafios, uma das características do escutismo”.

Na manhã de domingo, foi também inaugurado o Centro de Acolhimento e Formação Ambiental, infraestrutura que vai servir de apoio às atividades da Quinta do Escuteiro. Este pretende ser “um espaço nobre da Região de Leiria”, ao serviço do escutismo nacional e internacional, pelo que a instalação de uma base de comunicações do JOTA-JOTI foi a “oportunidade ideal” para divulgar este campo por todo o mundo. Segundo João santos, “os jovens, nas suas comunicações via rádio e internet, puderam passar a mensagem de que estão na Quinta do Escuteiro, apelando a outros escuteiros que a visitem”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress