No fim de semana de 12 e 13 de maio, a Quinta do Escuteiro, na Batalha, acolheu o Encontro Nacional de Guias, que contou com a presença de Ivo Faria, chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
Partindo da história do rei Arthur e dos Cavaleiros da Távola Redonda, mais cerca de duas centenas de guias de todo o País foram consultados sobre diversos temas em torno do seu papel na condução de grupos, reunindo algumas conclusões a apresentar no Comité Nacional Pedagógico.
A Quinta do Escuteiro (QE) mostrou-se à altura de acolher o numeroso grupo de 200 guias e 100 dirigentes que participaram neste encontro. Segundo Daniela Casimiro, chefe do departamento regional da QE, “a equipa nacional andava à procura de um local que tivesse ligação histórica à época dos cavaleiros, por causa do imaginário da atividade, e localizada no centro do País, para facilitar a deslocação das diferentes regiões, apresentando, ainda, a capacidade e infraestruturas necessárias”. A Junta Regional de Leiria-Fátima, através da equipa da QE, respondeu da melhor forma ao desafio, tendo esta atividade constituído “uma excelente promoção deste nosso centro escutista de excelência”, conclui.
Luís Tavares (C.)