Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, a Quinta do Escuteiro (QE) localizado na Batalha esteve presente no seminário online da Scenes Network, uma rede mundial de centros escutistas de excelência para a natureza, educação e sustentabilidade. São requisitos para um centro se juntar à “Scenes Network” ter um espaço natural no centro com uma área considerável, promover a educação ambiental e práticas de gestão sustentáveis, sendo a candidatura para esta certificação um processo que envolve a adoção de estratégias pedagógicas, ambientais e sustentáveis e uma avaliação exigente dos requisitos por parte da Scenes. Atualmente, em Portugal existe apenas um centro escutista com esta certificação, e é objetivo da Quinta do Escuteiro continuar a preparar o campo e candidatar-se a pertencer aos campos Scenes Network.
Ao longo do seminário foram abordados vários tópicos de interesse para os Centros escutistas, desde os Programas Mundiais de Ambiente do escutismo e os objetivos do desenvolvimento sustentável, que podem ser ferramentas úteis para os programas pedagógicos dos centros escutistas. Foram ainda apresentadas as linhas orientadoras e requisitos que um centro precisa de ter para passar a pertencer a esta rede internacional de excelência e houve a partilha de bons exemplos a nível internacional de projetos e formas de tornar a gestão dos centros o mais sustentável possível. Daniela Casimiro, uma das representantes da QE neste seminário realça que “este evento foi extremamente importante para a QE, uma vez que já era nosso objetivo alcançar a certificação da Scenes, dentro de uns anos, e um evento deste género, que promove a partilha e debate de ideias a nível internacional resulta sempre para motivar e inspirar as equipas de gestão dos centros que tencionam ser Scenes”. Fica o agradecimento ao DNCE – Departamento Nacional de Centros Escutistas, que articulou com a Scenes Network esta oportunidade de participação para os centros nacionais não pertencentes à rede, que permitiu construir parcerias e sinergias com centros já certificados, que serão essenciais para possíveis candidaturas.
A Quinta do Escuteiro trabalhará assim nos próximos anos para melhorar a sua oferta pedagógica na área da educação ambiental, fomentando o desenvolvimento de parcerias e procurando implementar medidas de gestão interna mais sustentáveis, de modo a alcançar os exigentes requisitos desta rede internacional.
Texto de Daniela Casimiro