Quatro localidades da Maceira retratadas em livro

Foi apresentado no dia 9 de maio o livro “Retratos de uma História Comum”, que é uma recolha de factos históricos bem como de caracterização de quatro localidades da freguesia de Maceira: Vale da Gunha, Venda, A-dos-Pretos e Telheiro.

Foi apresentado no dia 9 de maio o livro “Retratos de uma História Comum”, que é uma recolha de factos históricos bem como de caracterização de quatro localidades da freguesia de Maceira: Vale da Gunha, Venda, A-dos-Pretos e Telheiro.

Estas quatro localidades formam uma comunidade peculiar pois partilham uma história secular e vivência conjunta.

O livro caracteriza estas localidades abordando desde os achados arqueológicos com especial destaque para os achados em Vale Brusco – Vale da Gunha —, até às diferentes construções comunitárias: capelas já extintas e a capela atual de Nossa Senhora da Agonia, cruzeiros, nichos e oratórios, sedes de associações, escolas, pontos de água e lavadouros. Aborda também as dinâmicas comunitárias quer da igreja católica quer da igreja evangélica, e também dinâmicas de índole musical, etnográfico, salientando o Rancho folclórico Roda Viva que continua com vigor como embaixador da cultura desta comunidade.

O livro é ainda constituído por cerca de 100 imagens e fotografias que apresentam, não só as construções atuais comunitárias, mas também fotografias antigas marcantes para esta comunidade.

Finaliza com três mapas temáticos: Mapa topográfico com localização geográfica destas localidades, Mapa de património e toponímia, com levantamento dos nomes populares dos locais, das localizações dos pontos de água e locais religiosos e dos locais dos achados arqueológicos e mapa com localização de ofícios, comércios e artes populares destas localidades.

A apresentação ocorreu na sede da do Grupo Cultural e Desportivo Telheirense e contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Maceira, Vítor Santos, e dos presidentes das Associações locais e de cerca de 25 convidados que colaboraram na edição.

O momento foi abrilhantado com várias interpretações musicais de cariz popular por elementos destas localidades.

O livro é uma edição particular com recolha e organização de Pedro Ascenso, residente no Vale da Gunha, Maceira, integralmente patrocinada pela empresa Blink Eye da Maceira. Está disponível nas sedes das associações de A-dos-Pretos e Telheiro, e na capela do Vale da Gunha.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...