Quase 6000 passaram na Casa do Jovem em Fátima

A Casa do Jovem abriu as portas durante os fins-de-semana dos meses de julho e agosto, e ainda durante o encontro nacional dos Convívios Fraternos, a 5 e 6 de setembro, na antiga Capela da Reconciliação, na Colunata Sul.

A iniciativa do Santuário de Fátima, que conta com a colaboração de várias instituições religiosas, propõe aos mais jovens que conheçam a Mensagem de Fátima, através do diálogo, da oração e de atividades lúdicas, e recebeu este ano 5759 pessoas.

A irmã Laise, da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus, uma das congregações que dinamizaram o espaço, contou à Sala de Imprensa do Santuário que “a iniciativa tem um impacto muito positivo em quem passa por aqui, logo a começar pelo acolhimento, que é muito importante”. O espaço, dividido em pequenas salas, permite a realização de diferentes atividades. “Fazemos sempre um acolhimento com música, falamos da Mensagem de Fátima, temos um momento de oração na capela e mostramos o filme dos pastorinhos”, conta a irmã. Os visitantes são deixados à vontade para percorrer o espaço da forma que preferirem, mas não há quem passe sem ir à capela. A irmã Laise conta que este é dos locais preferidos dos jovens, e acrescenta que “há quem saia daqui a chorar, e a agradecer muito”.

Rui, 15 anos, natural da Póvoa de Lanhoso, garante que a iniciativa “é muito interessante”, e que permite “aprender mais sobre a Mensagem de Fátima”. Pedro, 20 anos, e Rúben, de 14, irmãos, reconhecem que “nem todos os jovens conhecem o que aconteceu aqui”, e dizem que “esta é uma boa maneira de aprender”.

A Casa do Jovem é também um local para esclarecer muitas dúvidas. “Dúvidas como «Nossa Senhora apareceu mesmo?» ou «como é que as crianças conseguiram vê-la?» são muito comuns”, conta a irmã Laise, que sublinha: “tendo nós a certeza, é fácil transmitir aos jovens essa certeza”. Há também quem entre “para pedir informações, apenas como turista”, e a irmã revela que quando lhes explica “a história de Fátima e dos pastorinhos, ficam muito surpreendidos. É Nossa Senhora a abraçá-los e a acolhê-los”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.