Estamos ainda em plena celebração dos cem anos das Aparições de Fátima, mas está já em preparação outra comemoração centenária, a da restauração da Diocese de Leiria, ocorrida a 17 de janeiro de 1918.
Este será o acontecimento nuclear da programação pastoral para o ano 2017-2018 e estão já definidas algumas datas do calendário diocesano, que deverão ser reservadas pelos diversos serviços e comunidades para a participação do maior número de fiéis.
Apresentamos as principais:
– O ano jubilar começará, como habitual, com uma grande assembleia diocesana. Habitualmente realizada no primeiro domingo de outubro, este ano foi adiada para o segundo domingo, já que o dia 1 de outubro coincidirá com as eleições autárquicas. Para este dia 8 de outubro de 2017 da Igreja Diocesana são convidados todos os fiéis, especialmente os que estão mais diretamente envolvidos nos diversos sectores da pastoral.
– O fim de semana de 20 e 21 de janeiro de 2018, o mais próximo da data do centenário, será especialmente comemorativo na Sé de Leiria, com um concerto no sábado, às 21h00, e a Missa solene de ação de graças no domingo, às 16h00.
– Também próximo de uma outra data importante, a da fundação da Diocese, a 22 de maio de 1545, será organizado um congresso histórico sobre a Diocese, mais concretamente nos dias 18 e 19 de maio de 2018.
– Entretanto, estará de regresso neste ano a Festa da Fé, a realizar nos dias 15 a 17 de junho de 2018, um grande encontro que voltará a trazer ao coração da cidade uma mostra do dinamismo e diversidade das comunidades, carismas e serviços desta Igreja de Leiria-Fátima.
– O ano pastoral fechará oficialmente na véspera da assembleia diocesana que dará início ao ano seguinte, programada para o primeiro domingo (dia 7) de outubro. Assim, para os dias 5 e 6 de outubro de 2018, sexta-feira e sábado, está agendado um congresso teológico-pastoral sobre este tema da Diocese.
Assembleia do clero analisa programa pastoral e contas da Diocese
Esta temática e respetiva programação pastoral foi o primeiro tema apresentado aos cerca de 60 sacerdotes da Diocese de Leiria-Fátima reunidos com o bispo, no passado dia 30 de maio. A este propósito, D. António Marto anunciou que publicará um documento pastoral a focar a “memória e gratidão” pelo caminho percorrido pela Diocese e a identidade da Igreja diocesana como “incarnação e rosto localizado da Igreja do Senhor”. Nele definirá, ainda, algumas orientações “para um dinamismo missionário” da atividade eclesial centrado em três verbos: “sair, escutar e festejar”.
Num segundo momento, coube ao ecónomo diocesano, padre Cristiano Saraiva, apresentar à assembleia do clero as contas, relativas a 2016, dos fundos económico diocesano e do clero e de duas instituições: Fundação Signis e Gráfica de Leiria. Atendendo às preocupações que as mesmas suscitam, foi comunicada a intenção de constituir um grupo de trabalho para estudar oportunas medidas para equilibrar a situação económica, de modo a permitir o regular funcionamento da Diocese e seus serviços.
A direção da Casa Diocesana do Clero apresentou também as contas da instituição, que se revelaram equilibradas, permitindo a assistência aos utentes da mesma: sacerdotes idosos e familiares, bem como colaboradoras no serviço doméstico.
A celebração da Missa, o almoço de confraternização e a assembleia da Fraternidade Sacerdotal, já de tarde, completaram o programa.