Está prestes a começar o 2.º semestre deste ano letivo no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima. Como habitual, são diversas as propostas ao dispor dos fiéis e outros interessados em aprofundar conhecimentos teológicos ou pastorais. A primeira a retomar os trabalhos será a Escola Diocesana Razões da Esperança, a 7 de fevereiro, com a novidade da disciplina “Viver a morte, cuidar de quem morre”.
Escola Diocesana Razões da Esperança
Com sessões quinzenais, sempre à terça-feira, das 21h00 às 23h00, a Escola Diocesana Razões da Esperança oferece na primeira hora deste segundo semestre duas disciplinas em opção: “Perspetivas do Novo Testamento”, pelo padre Gonçalo Diniz, pároco da Sé de Leiria, ou “Viver a morte, cuidar de quem morre” (ver pormenores abaixo), pelo padre José Nuno Silva, que foi durante 18 anos capelão no Hospital de São João, coordenador nacional das capelanias hospitalares e que tem uma tese de doutoramento em bioética sobre “A Morte e o Morrer entre o deslugar e o lugar”.
Na segunda hora, decorrem as habituais propostas sectoriais, como o Curso de Iniciação de Catequistas, o Curso Geral de Catequistas/Psicologia, a Catequese da Adolescência, as Catequeses da Fé, a Escola de Leitores, a Escola de Ministros Extraordinários da Comunhão, o Canto Litúrgico e a Escola de Cursistas.
O encerramento do semestre será no dia 30 de maio, às 21h00, com a Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, D. António Marto, seguida de convívio.
Bíblia e Teologia Cristã
No dia 16 de fevereiro será a vez de se iniciarem as aulas do curso Bíblia e Teologia Cristã, que seguirá todas as quintas-feiras, até 4 de maio. As duas disciplinas deste semestre serão “Deus, mistério de relação”, por André Pereira, das 19h15 às 20h45, e “Uma fé credível: fundamentos do acreditar”, por Pedro Valinho Gomes, das 21h00 às 22h30.
Outras propostas
O CCFC oferece ainda outras propostas, como é o caso dos “Encontros da Alegria”, na Páscoa de 2017, em duas sessões com entrada livre, sempre às 21h00, no Seminário de Leiria. A primeira será no dia 21 de abril, com os temas “Não nos ardia o coração? A irrepremível experiência pascal” e “Não podendo conter em si tanto gozo. A alegria que converte a vida em testemunho”. A segunda sessão será no dia 28 de abril, com os temas “Pode a reparação ser lugar de alegria?” e “A reconciliação como sinal visível da alegria do reencontro”.
Outra proposta será o Módulo Livre “Cristo ou nada: fé e ateísmo”, nas quintas-feiras 11, 18 e 25 de maio, das 19h15 às 22h30. Também aberta a todos os interessados, a participação é sujeita a inscrição por um dos contactos 244103816 ou cfcleiria@gmail.com.
Para mais informações sobre estas iniciativas e acompanhamento das atividades do CCFC poderá consultar a página formacao.leiria-fatima.pt.
Curso sobre “viver a morte”
Um dos traços dominantes das sociedades dos nossos dias é o mal-estar cultural face à morte e as dificuldades em integrar aqueles que se encontram a viver o seu tempo de morrer. A morte mudou de rosto e, o rosto dos moribundos, ninguém os quer olhar.
Que nos diz quem morre no próprio (f)acto do seu morrer?
Que perdemos da vida porque perdemos a morte?
Que fazer para re-humanizar a morte do homem e nos re-aproximarmos e cuidarmos daqueles que morrem?
É face a estas perguntas que se colocará a disciplina oferecida na primeira hora da EDRE neste segundo semestre. Com o auxílio dos instrumentos dos saberes antropológicos e sociológicos, procura-se uma melhor compreensão do processo em curso, para nele podermos afirmar a relevância do Evangelho da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, e chegarmos a descobrir os caminhos para desenhar uma nova “ars moriendi”, no primeiro tempo da história que de tal sabedoria não dispõe. E sofre por isso.