Tal como tem acontecido nos últimos anos, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima está a propor às paróquias, comunidades religiosas e outros grupos um mês de especial oração pelas vocações.
Habitualmente realizada em abril, a iniciativa irá este ano decorrer durante o mês de maio, também dedicado a Nossa Senhora, com o lema “Família, berço de vocações, como no lar de Jesus, Maria e José”.
“A proposta é dirigida aos fiéis católicos, famílias, comunidades de vida consagrada, paróquias, movimentos, associações, novas comunidades e grupos apostólicos”, refere o padre Jorge Guarda, diretor do SAV. Concretiza-se na dedicação de pelo menos uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento ou de oração mariana, para além de outras iniciativas que já sejam regulares nas comunidades e possam ser dedicadas à oração pelas vocações.
Para esse efeito, foram já enviados alguns materiais aos párocos e outros agentes pastorais, com o pedido de que divulguem a iniciativa e, se possível, se organizem em colaboração com outras comunidades próximas, por exemplo, entre uma congregação religiosa e uma paróquia.
Neste momento, está a decorrer o período de inscrições para o preenchimento de uma “lista” com todos os que desejem participar nesta “grande oração vocacional”, mediante a organização de um ou mais momentos de oração. Essa indicação deverá ser comunicada até ao dia 20 de abril, para a irmã Maria Goretti Roda (Rua Santo António, 72 – 2496-908 Fátima; 249539220; 926155780; goretti1958@hotmail.com ou sav@leiria-fatima.pt). A lista será tornada pública neste portal, no final do mês de abril.
Entretanto, disponibilizamos aqui alguns materiais para apoio a este “Maio, mês vocacional”:
– Ficha de inscrição, em texto ou PDF
– Guião com orações, celebrações, catequeses e outros materiais, em texto e PDF
– Lista de 2013 (apenas para referência)
– Mensagem do Papa Francisco para o 51.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (11 de maio de 2014) – “Vocações, testemunho da verdade”, em texto e PDF
Um pedido do Papa Francisco
O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Vocações, convida, incentiva e insiste com toda a Igreja que reze pelas vocações com confiança: “Todos somos chamados a adorar Cristo no íntimo dos nossos corações (cf. 1 Ped 3, 15), para nos deixarmos alcançar pelo impulso da graça contido na semente da Palavra, que deve crescer em nós e transformar-se em serviço concreto ao próximo. Não devemos ter medo: Deus acompanha, com paixão e perícia, a obra saída das suas mãos, em cada estação da vida. Ele nunca nos abandona! Tem a peito a realização do seu projeto sobre nós, mas pretende consegui-lo contando com a nossa adesão e a nossa colaboração”.
Escreve ainda o Santo Padre: “Quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há-de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz. E a colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós”.
Um pedido do Bispo diocesano
O nosso bispo, D. António Marto, escreveu na carta pastoral «A beleza e a alegria de viver em família»: “A família cristã é chamada a tornar-se comunidade de fé, de graça e de oração, escola das virtudes humanas e cristãs, lugar do primeiro anúncio da fé aos filhos: a ‘Igreja doméstica’, Igreja em ponto pequeno, à dimensão do lar”.
Lembramos, também, o seu pedido no ano pastoral dedicado às vocações: “Faço um sentido apelo a toda a Diocese e a todas as comunidades e movimentos para dar vida a uma Grande Oração pelas Vocações: uma oração vivida com intensa confiança e perseverança, capaz de envolver pessoalmente todos os membros do povo de Deus e a realizar com oportunas modalidades comunitárias, de modo programado e calendarizado ao longo do ano e não episódico ou pontual”.