Proposta diocesana: “Maio, mês vocacional”

Tal como tem acontecido nos últimos anos, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima está a propor às paróquias, comunidades religiosas e outros grupos um mês de especial oração pelas vocações.

Habitualmente realizada em abril, a iniciativa irá este ano decorrer durante o mês de maio, também dedicado a Nossa Senhora, com o lema “Família, berço de vocações, como no lar de Jesus, Maria e José”.

“A proposta é dirigida aos fiéis católicos, famílias, comunidades de vida consagrada, paróquias, movimentos, associações, novas comunidades e grupos apostólicos”, refere o padre Jorge Guarda, diretor do SAV. Concretiza-se na dedicação de pelo menos uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento ou de oração mariana, para além de outras iniciativas que já sejam regulares nas comunidades e possam ser dedicadas à oração pelas vocações.

Para esse efeito, foram já enviados alguns materiais aos párocos e outros agentes pastorais, com o pedido de que divulguem a iniciativa e, se possível, se organizem em colaboração com outras comunidades próximas, por exemplo, entre uma congregação religiosa e uma paróquia.

Neste momento, está a decorrer o período de inscrições para o preenchimento de uma “lista” com todos os que desejem participar nesta “grande oração vocacional”,  mediante a organização de um ou mais momentos de oração. Essa indicação deverá ser comunicada até ao dia 20 de abril, para a irmã Maria Goretti Roda (Rua Santo António, 72 – 2496-908 Fátima;  249539220; 926155780; goretti1958@hotmail.com ou sav@leiria-fatima.pt). A lista será tornada pública neste portal, no final do mês de abril.

Entretanto, disponibilizamos aqui alguns materiais para apoio a este “Maio, mês vocacional”:

– Ficha de inscrição, em texto ou PDF

– Guião com orações, celebrações, catequeses e outros materiais, em texto e PDF

Lista de 2013 (apenas para referência)

– Mensagem do Papa Francisco para o 51.º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (11 de maio de 2014) – “Vocações, testemunho da verdade”, em texto e PDF

 

Um pedido do Papa Francisco

O Papa Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Vocações, convida, incentiva e insiste com toda a Igreja que reze pelas vocações com confiança: “Todos somos chamados a adorar Cristo no íntimo dos nossos corações (cf. 1 Ped 3, 15), para nos deixarmos alcançar pelo impulso da graça contido na semente da Palavra, que deve crescer em nós e transformar-se em serviço concreto ao próximo. Não devemos ter medo: Deus acompanha, com paixão e perícia, a obra saída das suas mãos, em cada estação da vida. Ele nunca nos abandona! Tem a peito a realização do seu projeto sobre nós, mas pretende consegui-lo contando com a nossa adesão e a nossa colaboração”.

Escreve ainda o Santo Padre: “Quanto mais soubermos unir-nos a Jesus pela oração, a Sagrada Escritura, a Eucaristia, os Sacramentos celebrados e vividos na Igreja, pela fraternidade vivida, tanto mais há-de crescer em nós a alegria de colaborar com Deus no serviço do Reino de misericórdia e verdade, de justiça e paz. E a colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós”.

 

Um pedido do Bispo diocesano

O nosso bispo, D. António Marto, escreveu na carta pastoral «A beleza e a alegria de viver em família»: “A família cristã é chamada a tornar-se comunidade de fé, de graça e de oração, escola das virtudes humanas e cristãs, lugar do primeiro anúncio da fé aos filhos: a ‘Igreja doméstica’, Igreja em ponto pequeno, à dimensão do lar”.

Lembramos, também, o seu pedido no ano pastoral dedicado às vocações: “Faço um sentido apelo a toda a Diocese e a todas as comunidades e movimentos para dar vida a uma Grande Oração pelas Vocações: uma oração vivida com intensa confiança e perseverança, capaz de envolver pessoalmente todos os membros do povo de Deus e a realizar com oportunas modalidades comunitárias, de modo programado e calendarizado ao longo do ano e não episódico ou pontual”. 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.