Projeto “RE-FOOD” apresenta-se em Leiria

Uma equipa de pessoas e instituições de Leiria – algumas ligadas à Diocese, como é o caso da AMIGrante – vai trazer para a cidade o projecto “RE-FOOD”. A apresentação da iniciativa será no próximo dia 12 de maio, às 21h00, no auditório da NERLEI.

A ideia é, para já, dar a conhecer esta iniciativa e motivar a adesão de voluntários e parceiros em Leiria, estando em curso a constituição de um núcleo local, que envolve já diversas instituições e pessoas da região.

Voluntariado é, mesmo, a palavra-chave, adiantam os promotores locais, pelo que se torna fundamental o envolvimento do maior número possível de pessoas e empresas, sobretudo as ligadas à restauração. De facto, este é um projeto eco-humanitário, baseado 100% em trabalho de voluntariado e assente em três pilares estruturais: “resgatar 100% o excedente alimentar, preparado e não vendido, dentro de uma área de atuação local (neste caso, a cidade de Leiria e sua periferia); distribuir essas refeições às pessoas com carências alimentares; envolver 100% da comunidade no desenvolvimento, operacionalização e apoio”.

 

Raiz e desenvolvimento

“Tudo começou com um homem, uma visão e uma bicicleta. Uma visão simples: resgatar as sobras alimentares dos estabelecimentos de restauração dentro do seu alcance ­— no seu bairro — e, com estas, evitar a fome de quem mais precisa”, lê-se em www.re-food.org, o sítio oficial da organização.

A data de início do projecto foi a 9 de Março de 2011 e, desde então, não mais parou, envolvendo, nos primeiros 30 dias, 30 voluntários e 30 parceiros da restauração. “Logo nesta altura, foi claro que o projecto estava a gerar não só os dois benefícios previstos (menos desperdício e fome), como também um terceiro: o aumento da solidariedade comunitária”, rerefe a organização.

O primeiro núcleo foi replicado em Telheiras, a 7 de Janeiro de 2013, e são já muitos a funcionar e algumas dezenas em preparação, em diversos bairros e cidades por todo o País, com várias centenas de voluntários (pedem-se apenas duas horas por semana), de parceiros da restauração onde vão diariamente e, principalmente, de pessoas alimentadas. Um sucesso que lhe garantiu algumas distinções e o reconhecimento a nível internacional.

Entretanto, foi promovida uma campanha de comunicação que levou a ideia às redes sociais e ao mundo digital, tendo já perto de 20.000 seguidores só no Facebook. “Quando a Refood começou, tínhamos a esperança e a noção de ser uma ideia capaz de mudar o mundo. Hoje estamos mais seguros que é. Sentir, diariamente, que faz sentido ajudar e que existem tantos mais que poderão beneficiar do que fazemos, dá-nos alento para querermos mais”, refere a página oficial.

Agora, chegou a vez de Leiria. Os interessados deverão participar no referido encontro de apresentação ou solicitar mais informações para leiria.refood@gmail.com .

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.