Projeto Rafiki leva caminheiros a Azelha

O Casal de Santo António, concelho de Porto de Mós, aldeia também conhecida como Azelha, acolheu entre os dias 20 e 27 de agosto um grupo de caminheiros que conviveu e dinamizou atividades para os cerca de 20 habitantes que aí vivem.

O Casal de Santo António, concelho de Porto de Mós, aldeia também conhecida como Azelha, acolheu entre os dias 20 e 27 de agosto um grupo de caminheiros que conviveu e dinamizou atividades para os cerca de 20 habitantes que aí vivem.

Se por um lado os caminheiros tiveram a oportunidade de experienciar a cozedura tradicional do pão, a feitura de queijo fresco ou a ordenha de cabras, por outro lado foram várias as iniciativas que trouxeram animação à população idosa da aldeia. Foi organizada uma noite de cinema ao ar livre, desenharam-se as árvores genealógicas dos seus habitantes e fizeram-se pinturas e arranjos na pequena capela da povoação. Por fim, realizou-se uma eucaristia campal e um pequeno arraial em conjunto com a população das aldeias vizinhas.

A felicidade e riqueza de vivências que os caminheiros levam consigo é bem expressa pelos caminheiros que fizeram parte da equipa do Projeto Rafiki. Como reflexão, escreveram no último dia um pequeno texto que partilhamos abaixo.

Ao longo destes dias levámos a nossa alegria às casas destes habitantes, aprendemos-lhes os nomes, conhecemos-lhes as feições, as dores, os hábitos e as manias; criámos laços, partilhámos histórias e sorrisos; entrámos sorrateiramente nas vidas deles e agora, uma semana depois, na hora da despedida sentimos que deixamos lá uma parte de nós. Custa partir…

Aqui percebemos que somos todos iguais, que ansiamos todos pelo mesmo: reconhecimento, intimidade e carinho. E numa aldeia onde a velhice se faz sentir, este anseio é claro. 

Partimos de coração cheio, com a certeza de que aqui fizemos Rafiki e marcámos estas pessoas, porque elas também nos marcaram a nós.

Estamos muito agradecidos por esta oportunidade, por tudo o que vivemos nesta 7ª edição do projeto e por esta equipa, que deu tanto de si!

Queremos deixar um agradecimento especial à junta de freguesia de São Bento por todo o apoio prestado durante a atividade, na obtenção de materiais e em questões de logística. Foram imprescindíveis! 

Muito obrigado a todos os que participaram de alguma forma e que fizeram Rafiki connosco

Gonçalo Rei e Juliana Pires | Equipa do Projeto Rafiki
Secretaria Regional da Comunicação e Imagem

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt