Projeto de Voluntariado Internacional – Missão Timor

Na sequência de uma nova fundação em Timor – Zumalai, o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em Portugal, está a organizar este ano um Projeto de Voluntariado Internacional – Missão Timor.

Na sua base está o ideário de desenvolver “a consciência da interligação e interdependência da humanidade e de toda a criação, potenciando o trabalho em rede na promoção da solidariedade e da esperança como formas alternativas de globalização”, tal como as recomendações dos capítulos geral e provincial de 2013: “alargar a compreensão e apreço pelo mundo plural, partilhar a experiência cultural e religiosa de outros, abrir a mente e o coração a uma nova consciência global” e promover “atitudes de proximidade, inclusão, mutualidade, (…) parcerias dinâmicas de colaboração”.

Em fidelidade ao carisma e espírito de fé e de zelo do Instituto, a Missão Timor terá como lema “Para que todos tenham Vida”, decorrendo entre os dias 26 de julho a 21 de agosto, em três focos apostólicos: na Escola de Ossu e no Orfanato Óscar Ruas, ambos na diocese de Baucau, e na Comunidade das Irmãs IRSCM em Zumalai, na diocese de Maliana.

Contará com a participação de professores e alunos dos Colégios de Lisboa e do Porto e de um grupo de voluntários da paróquia da Boavista, no Porto, bem como a presença de Helena Anacleto, professora de Ciências Naturais do Colégio do Sagrado Coração de Maria de Fátima, cuja comunidade educativa se tem mobilizado na concretização das iniciativas dinamizadas neste âmbito. Foi o caso de uma campanha que juntou cerca de 330 livros infantis usados, de 4 a 12 de maio, de uma outra campanha de venda de “t-shirts”, ainda a decorrer, e na festa de final de ano, que refletiu o tema “Ao Encontro de Ti e do Mundo”, com referência à presença do IRSCM no mundo e, em particular, nesta comunidade fundada em Timor, em 2012.

Nas palavras de Helena Anacleto, “colaborar nesta missão é a concretização de um sonho que trago no coração desde pequenina; é poder testemunhar, com alegria e motivação, a dimensão de serviço e de fé cristã”. Numa nota enviada ao PRESENTE, a professora conclui: “Com este gesto de amor ao próximo, quero deixar o meu contributo, ainda que modesto, para a transformação deste mundo, num mundo mais generoso e solidário”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.