Os dois últimos domingos de maio ficaram marcados por duas celebrações muito importantes na comunidade do Alqueidão da Serra: no dia 19, nove pré-adolescentes fizeram a sua Profissão de Fé e no dia 26, cinco crianças fizeram a sua Primeira Comunhão.
Estes pré-adolescentes e crianças foram os primeiros a viver estes dias com a alegria das festas em que participaram.
Mas não foram apenas eles: também os seus pais, padrinhos, avós e outros familiares se tornaram participantes desta alegria pois estão intimamente ligados a eles.
Mas os participantes da festa não param por aqui: o pároco e catequistas, os do presente e outros que já acompanharam estes dois grupos, também participaram ativamente no acontecimento e viveram-no com toda a gratidão a Deus por verem os passos importantes que estes nossos irmãos mais jovenzinhos estão a dar nas suas vidas.
Mas não ficamos por aqui. A festa diz respeito a toda a paróquia. Por isso é celebrada na missa dominical, ao domingo. Ela é expressão da fé e do crescimento da comunidade paroquial que dá suporte e apoio à catequese que prepara as crianças e adolescentes para estes momentos tão importantes.
Todos nos devemos sentir alegres e agradecidos a Deus porque a celebração dos sacramentos e a realização de festas ligadas à catequese são um sinal de que a comunidade se está a renovar, a crescer, a caminhar para um futuro de esperança.
Por isso, é bom que sintamos que todas as celebrações que se realizam na nossa igreja não são apenas daqueles a quem dizem diretamente respeito, mas de todos nós, membros desta comunidade.
A alegria deles deve ser também a nossa, a gratidão das crianças e família é a de todos nós.
Parabéns a estes pré-adolescentes e a estas crianças. Que a amizade a Jesus vos fortaleça sempre no caminho da fé.