Na sexta-feira 7 de julho, realizou-se o habitual convívio de encerramento do ano letivo dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Leiria-Fátima.
Este ano, o local escolhido foi a Senhora da Encarnação, um dos santuários marianos mais carismáticos da Diocese.
O encontro começou com a Eucaristia, às 19h00, presidida pelo diretor do Serviço Diocesano para o Ensino da Igreja nas Escolas, padre Gonçalo Diniz. “Foi um momento de ação de graças pelo ano letivo, partindo do Evangelho de São Mateus (Mt 9, 9-13) para a reflexão sobre a missão educativa” desta disciplina assegurada pela Igreja Católica nas escolas, refere uma nota enviada ao PRESENTE. Concretamente, o bom professor de EMRC é “aquele que sabe acolher e está atento a todos e a cada um, atendendo à sua individualidade, procurando estabelecer relações que se baseiem no amor, que olha o rosto do outro, sem que ele sinta necessidade de falsear a sua própria identidade para ser aceite, tal como Jesus fez com Mateus”.
O convívio continuou com o jantar numa sala anexa ao Santuário, com “espaço para conversar com os diversos colegas e partilhar algumas experiências vividas ao longo do ano”.