Professores aprendem a motivar os alunos

Porque ser professor é estar completamente como pessoa. É colocar o discurso ao serviço da motivação, usando o elogio para alimentar o outro. É ter o foco no desenvolvimento de todo o potencial de cada aluno, para que, motivado, consiga aprender.

No dia 6 de novembro, através da plataforma zoom, os professores do Colégio do Sagrado Coração de Maria estiveram em formação com o psicólogo José Miguel Oliveira, para  (re)aprenderem a motivar os alunos no processo de ensino/aprendizagem  no contexto atual. 

Para isso é fundamental compreender que a motivação depende de cada pessoa, da sua capacidade de aumentar o que a motiva. Tendencialmente, a tónica é colocada nos fatores externos, por isso mais difíceis de controlar e de mudar. Nesta lógica, quanto menos permeáveis ao exterior, maior será a capacidade de controlo, de motivação e de sucesso. 

Assim, o professor, com uma espécie de varinha mágica, deve alimentar a motivação positiva, interior e exterior e criar oportunidades de sucesso, de reconhecimento do esforço, do trabalho, do empenho e da resiliência dos alunos num contexto de aprendizagem cooperativa, colaborativa. 

Esta estratégia cooperativa é fundamental para o crescimento de cada um. Reconhecer que todos têm importância e que o contributo de cada um é bom para o grupo, permite uma interação construtiva e geradora de sucesso. Porque quanto melhor é a relação com o outro, melhor é o ser humano. Deverá, por isso, ser invertida a lógica da competição pela lógica da cooperação numa perspetiva de aprendizagem em espiral. 

Porque ser professor é estar completamente como pessoa. É colocar o discurso ao serviço da motivação, usando o elogio para alimentar o outro. É ter o foco no desenvolvimento de todo o potencial de cada aluno, para que, motivado, consiga aprender. Dar feedback positivo e construtivo deve ser a ferramenta pedagógica de eleição, pois só assim se conseguirá cativar ao jeito do “Principezinho” de Saint-Exúpery. 

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt