Primeiras Comunhões e Profissões de Fé em Leiria

Ao todo, foram quatro grupos do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, dois do centro da Sé e dois do centro de Santo Agostinho. A maioria das celebrações decorreu na Sé, mas também na Igreja do Convento Franciscano da Portela os respetivos grupos daquele centro celebraram a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé.

Nestes últimos fins-de-semana, na paróquia de Leiria, os grupos do 4º ano de catequese celebraram a Primeira Comunhão e os do 7º ano a Profissão de Fé.

Num cenário normal, estas festas habituais do percurso catequético teriam acontecido entre Abril e Maio, ainda no ano pastoral anterior. Não tendo sido possível devido ao confinamento e à interrupção das celebrações comunitárias nesse período por causa da pandemia, surgiu agora a oportunidade de se reunirem para marcar a conclusão de mais uma etapa.

Cumprindo todas as normas estabelecidas para as celebrações litúrgicas neste momento difícil para todos, foi apesar de tudo notória a alegria no rosto daqueles que receberam Jesus na Eucaristia pela primeira vez e daqueles que afirmaram solenemente a fé cristã, como uma opção livre para as suas vidas. 

Ainda que atípicas e um pouco mais simples do que em anos anteriores, não deixaram de ser momentos vividos com entusiasmo e profundidade pela maioria.

Ao todo, foram quatro grupos do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, dois do centro da Sé e dois do centro de Santo Agostinho. A maioria das celebrações decorreu na Sé, mas também na Igreja do Convento Franciscano da Portela os respetivos grupos daquele centro celebraram a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé. 

Para cada grupo uma celebração, de forma a evitar “enchente” na igreja, onde apenas alguns familiares das crianças puderam comparecer, para minimizar qualquer risco. 

Dentro destes limites, que todos compreenderam e aceitaram, a avaliação foi bastante positiva. Esperamos que num futuro próximo possamos voltar a ter celebrações onde mais gente possa participar. 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…


Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.