Cerca de trinta jovens partilharam o serão da passada sexta-feira com o casal Rita e José Carlos Andrade, na primeira edição do “C’a Fé da Avó”. Desvendaram como, em família, se vive e fortalece a fé de cada um, numa conversa transmitida em direto.
São 21h00 de sexta-feira. Cerca de trinta jovens encontram-se no seminário Diocesano de Leiria para um serão especial. Vão conversar com o casal Rita Andrade e José Carlos Andrade e perceber como vivem e partilham, em família, a sua fé. O testemunho é dado em ambiente informal com generosidade e despretensioso.
Moderada por Diogo Alves, membro da equipa do serviço diocesano da pastoral juvenil, a conversa envolveu ainda o padre José Augusto, responsável diocesano pela pastoral familiar.
Ao longo de quase três horas, os convidados desvendaram um pouco das suas vidas e explicaram como, em família, partilham momentos de fé. Casados, com dois filhos, Rita Andrade e José Carlos Andrade revelaram, ainda, vivências familiares que marcaram a sua infância e fortaleceram a fé que agora transmitem diariamente em ambiente doméstico. Festejar datas especiais, como o batismo dos filhos, rezar de forma espontânea em família ou assinalar momentos mais convencionais com criatividade e tolerância, como o Advento ou a Quaresma, são gestos que esta família não prescinde.
“Amar é uma construção diária”, explicou José Carlos Andrade que sabe que “quando se decide amar é mais fácil ultrapassar eventuais dificuldades”. Unidos num casamento de onze anos, ambos reconhecem a manutenção de duas identidades “fortalecidas por um projeto comum”. O matrimónio “trouxe segurança” a Rita Andrade que deseja conseguir transmitir aos filhos valores que os auxiliem a “fazer as suas escolhas e os ajudem a ser felizes”. Para José Carlos Andrade, que “espera que esta vivência de fé em família seja inspiradora e contagiante”, o importante é que a família, assim como a fé, sejam para os filhos “um porto de abrigo sempre disponível para receber”.
O “C’a Fé da Avó” é uma iniciativa do serviço diocesano da pastoral juvenil e surge no seguimento das “Conversas de c’a Fé” realizadas no ano passado. Em ambiente absolutamente informal e numa clara alusão ao ambiente familiar, as sessões contam com convidados disponíveis para partilhar as suas vivências de fé em família. Esta primeira conversa está disponível online, no canal do youtube.