O Cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, nas Filipinas e presidente da Caritas Internationalis, estará em Portugal a partir do próximo dia 9 de maio e até ao dia 16 de maio. Convidado pelo Santuário de Fátima para presidir às celebrações da peregrinação internacional dos dias 12 e 13 de maio, terá também oportunidade de estar e conhecer a realidade da rede Cáritas em Portugal.
Para tal foi elaborado um programa, do qual partilhamos duas das atividades ligadas à Cáritas Diocesana de Leiria.
No dia 11 de maio (sábado) entre as 14h15 e as 15h15 decorrerá uma Conferência de inauguração da Exposição Itinerante “Migrações e Desenvolvimento”, aberta à comunidade, que terá lugar na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
Trata-se de uma exposição dirigida aos jovens, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), a Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e a OCPM-Obra Católica Portuguesa de Migrações. Esta exposição tem o objetivo de desafiar o público mais jovem a refletir sobre o fenómeno das Migrações e a sua relação com o Desenvolvimento Humano Integral. Ao mesmo tempo que procura, sensibilizar e informar sobre as dinâmicas migratórias e incentivar a um papel mais ativo na construção de narrativas, atitudes e opinião pública mais informadas, positivas e solidárias em relação a migrantes e refugiados. Após o seu lançamento a exposição estará patente ao público durante uma semana, no átrio da referida biblioteca.
No referido dia, terá ainda lugar no Seminário Diocesano de Leiria, entre as 15h30 e as 17h30, uma reunião do Presidente da Caritas Internationalis com representantes de Cáritas Diocesanas e Paroquiais, permitindo assim, de forma partilhada a tomada de conhecimento do trabalho desenvolvido por estas entidades em cada diocese.