Presépios do mundo expostos em Fátima

Estão expostos, desde o início de maio até final de outubro, no salão paroquial de Fátima, 300 presépios originários de vários países do mundo.

A iniciativa, da paróquia de Fátima, insere-se no biénio pastoral diocesano dedicado à família. “Sendo a família de Nazaré o paradigma e exemplo para todas as famílias, pensámos em fazer uma exposição com presépios, onde se destacam Jesus, Maria e José”, refere o padre Rui Marto, pároco de Fátima.

Os presépios expostos são feitos dos mais variados materiais: barro, porcelana, vidro, madeira, ferro, cobre, chumbo e até miolo de figueira e fazem parte da coleção de Fernando Canha da Silva, major general do Exército reformado. Demonstrando a universalidade do nascimento de Jesus, as representações provêm dos cinco continentes, de países como: Rússia, Iraque, Perú, Congo e Timor. “Com estes presépios, nós encontramos uma arte do mundo inteiro e expressões de fé e de profundidade cristã”, refere o pároco.

Desde a inauguração, cerca de mil visitantes já apreciaram as obras expostas. “Caso nos seja pedido um outro acompanhamento à exposição, sobretudo a grupos, há essa possibilidade”, garante. A exposição pode ser vista, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00. 

Algumas das matérias primas utilizadas:

Portugal: linho, barro

Inglaterra: porcelana

Holanda: resina

Bósnia: folha de bronze

Jerusalém/Palestina: oliveira, madrepérola

Vietname: esferovite, papel de revista

Japão: madeira pintada

Brasil: cabaças, látex (árvore da borracha)

Chile: crina de cavalo

Peru: pintura a óleo

Austrália: madeira de sassafraz

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.