Presépio tradicional na Marinha Grande atrai milhares de visitantes

O presépio de Filipe Ferreira, patente pelo 5º ano consecutivo no Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande já contou, até este Domingo, com mais de 3 milhares de visitantes vindos de várias localidades da região centro e não só.

O presépio de Filipe Ferreira, patente pelo 5º ano consecutivo no Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande já contou, até este Domingo, com mais de 3 milhares de visitantes vindos de várias localidades da região centro e não só.

Já considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região, comemora, este ano, a sua 20ª edição.

Inaugurado no dia 30 de novembro, este ano o presépio ocupará uma área de cerca de 50 metros quadrados e tem mais de um milhar de peças, que, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

Como é característica do presépio tradicional português, não poderão faltar a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas!

De uma forma breve, além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, poderão encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; tascas e tabernas; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro ou o oleiro; uma área mais reservada aos trabalho rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho, entre outros, e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.

Presépio tradicional na Marinha Grande atrai milhares de visitantes

Para dar mais vida à mostra existem dezenas de elementos com movimento, entre eles, moinhos, poços com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, não faltando também um parque infantil ou um lago com patos em movimento e até os guardas no castelo. A água também marca presença com novas cascatas e várias fontes de água. O comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre os mais pequenos, com uma estação, onde pára, para entrada e saída dos passageiros.

Para a edição de 2019 foram elaboradas novas peças, algumas delas com movimento, como é o caso dos rebanhos de ovelhas, dos porcos a comer, de uma nova nora com uma horta ou dos homens a jogar às cartas e até a chegada dos Magos à gruta. Houve também a construção de novas oficinas de ofícios mais pormenorizadas, entre muitas outras novidades que tornam este Presépio singular na Região!

O presépio poderá ser visitado até dia 10 de janeiro de 2020 nos seguintes horários: de terça-feira a domingo, 10h00-13h00, 14h00-22h00.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.