Na semana passada, o grupo Chama Jovem da paróquia dos Pousos demonstrou um extraordinário espírito de solidariedade ao entregar, à Academia dos Sonhos, do Centro Social Paroquial dos Pousos um valor angariado com a venda de produtos na Aldeia Natal da cidade de Leiria. Este gesto ganhou ainda mais significado ao sabermos que os próprios jovens estão a angariar dinheiro para participarem no Jubileu da Juventude em Roma, mas, mesmo assim, decidiram retirar uma parte desse valor para apoiarem a realização de um sonho de uma pessoa idosa.
Mais do que uma simples doação, esta iniciativa reflete o compromisso do grupo em serem uma presença ativa e transformadora na comunidade. Os “gestores dos sonhos” que lideram o projeto, receberam com grande entusiasmo este contributo, valorizando o envolvimento dos jovens e as suas capacidades de olharem além das próprias necessidades, investindo na felicidade dos outros.
No final, agradecemos na capela do Centro Social, pela iniciativa e que o Espírito Santo os continue a inspirar para o bem.
A generosidade e o altruísmo encheram-nos de orgulho e são um exemplo inspirador para toda a comunidade. Que este gesto acenda ainda mais a chama do amor ao próximo!

ADITAMENTO, pelo padre Luís Morouço
Perdoem o tom pessoal desta redação, mas não posso deixar de aqui redigir sobre as linhas anteriores, ou, sobretudo, sobre aquela reunião no Centro Social, há uma semana.
Se recuar dois meses, tenho que referir uma série de caixas de fruta em madeira, que foram construídas em novembro, a fim de se acolher as representações dos presépios do natal passado; essas caixas custaram €300,00, mas foram oferecidas à paróquia. Só faltava a pintura!
O Chama Jovem (que belo nome, tendo em conta o significado duplo da expressão!) tinha horas de existência, e queria motivar-se. E aceitou o desafio da pintura; receberam latas de tinta e pincéis, e a garantia de uma gorjeta de €4,50 à hora (não por preço/ grupo, mas como donativo hora/ cada jovem). Um sucesso! Juntaram algumas dezenas de euros.
Depois veio o natal da cidade, e a cedência que a Academia dos Sonhos lhes fez de presença na iniciativa do município… Outras belas horas, cheias de acolhimentos de desconhecidos, que, por dádivas, manifestaram confiança e crença no grupo.
Num terceiro momento, apontaram para Roma, em ano jubilar. E o orçamento trepou!
Mas naquela bela manhã de sábado, na semana passada, entregaram-me para a Academia dos Sonhos (CSPP) uma terça parte do que lhes foi oferecido!
Acreditam nisto? Eu acredito.
O Chama Jovem percebeu que o bem é contagioso.