Pousos: imagem de Maria regressa restaurada

Aqui apresentamos à comunidade dos Pousos esta outra imagem de Maria, para que seja dedicada novamente ao culto, depois de tantos anos de interregno.
http://lefa.pt/?p=56156

Aqui apresentamos à comunidade dos Pousos esta outra imagem de Maria, para que seja dedicada novamente ao culto, depois de tantos anos de interregno.

Quando preparámos e concretizámos a Festa ao Senhor dos Aflitos no ano de 2023, pensámos deixar uma marca na paróquia para o bem de todos, e para nosso conforto. Propusemos restaurar a imagem que está diante de nós, numa empresa certificada para o efeito; a ideia foi aceite pelo Conselho para os Assuntos Económicos e o custo do trabalho seria parte do saldo da nossa festa (a previsão rondava €1.000,00, mas acabou por ser inferior).

Hoje estamos confortáveis com mais este bem comum, e agradecemos mais uma vez à comunidade o seu empenho. Sem todos vós não teria sido possível esta e tantas outras coisas, que fazem a nossa memória.

Esta imagem é da segunda metade do século XIX, talhada em madeira, e de autor desconhecido (como frequentemente acontece). Não se sabe se a atual pintura é a primeira (e agora restaurada), ou se terá existido uma anterior, mas raspada mais tarde.

A invocação desta imagem não é clara. Apresenta caraterísticas das imagens de Nossa Senhora das Graças e de Nossa Senhora da Conceição. Mas pelo sinal ao peito, também pode ser invocação do Sagrado Coração de Maria, coincidindo com a imagem que temos do Sagrado Coração de Jesus (também do século XIX) e com a fundação do Apostolado da Oração nos Pousos.

Não aconselhamos que saia em procissão, uma vez que tem de ser preservada; aguarda um local definitivo para ser colocada, nesta igreja ou na matriz.

Todos nós continuamos bastante identificados com a paróquia e as suas iniciativas, como o nosso gesto demonstra. Não estamos aqui todos os festeiros nascidos em 1973, mas os que não puderam vir partilham do mesmo sentimento. Muito obrigada e bem hajam.

Raquel

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress