Pousos: delegado da paróquia escreve à comunidade sobre o Sínodo

Podem encontrar mais informações acerca do sínodo no site da diocese ou através da revista Rede... Estejam atentos: também vou andar por aí a arranjar amigos para "Sinodar".

Este recomeço não veio sem aviso, não veio sem aquele hábito que por vezes instituímos nas nossas vidas do “não tenho tempo”, “não posso” ou até “isso não é para mim”.

Pois bem se lhe chamo um recomeço é porque a vida dá voltas que nos remetem no caminho que teimamos em não querer seguir… mas hoje, para mim, esse caminho chama-se Sínodo.

Fui convidado, convocado, pelo padre Luís, para ser delegado sinodal da dos Pousos porque, pelos vistos, reúno algumas características que fazem de mim a pessoa indicada a este “trabalho”. Ainda não compreendo muito bem a missão para que fui convidado (espero em breve poder dizer mais alguma coisa acerca disso), mas, se por um lado representa trabalho, por outro lado acredito profundamente que este sínodo pode dar voz ao Povo de Deus. Este Povo de Deus, este Povo dos batizados em Cristo é em tão grande número na nossa paróquia que dificilmente o conseguimos juntar e abranger.

Todas as nossas gentes: que conhecemos das Eucaristias, dos grupos de oração, dos leitores… Da catequese (miúdos e graúdos), dos coros, das músicas… dos movimentos, das associações, dos clubes… dos cafés e restaurantes, do desporto, dos teatros… das caminhadas, das famílias, e os que não tem ninguém…

Todos somos chamados a fazer Sínodo !

Sínodo é pôr-se em movimento, não somente dar ideias ou criticar, mas discutir diferentes pontos de vista em grupos, em comunidade…

Sínodo é caminhar lado a lado (e isto não só com os amiguinhos do costume),é escutar e discernir !

Temos a oportunidade de olhar para a nossa igreja para que a sua identidade seja mais verdadeira e completa ! Somos chamados a acolher e a ir ao encontro, a escutar e responder, a germinar e discernir o caminho.

Termino tomando como meu este desejo do Papa Francisco:

“Queridos irmãos e irmãs, bom caminho em conjunto! Sejamos peregrinos enamorados do Evangelho, abertos às surpresas do Espírito Santo. Não percamos as ocasiões de graça do encontro, da escuta recíproca, do discernimento. Com a alegria de saber que, enquanto procuramos o Senhor, é Ele quem primeiro vem ao nosso encontro com o seu amor.”

Podem encontrar mais informações acerca do sínodo no site da diocese ou através da revista Rede… Estejam atentos: também vou andar por aí a arranjar amigos para “Sinodar”.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt