Pousos: bacalhau associa-se à Festa do Senhor dos Aflitos

Havemos de recordar-nos sempre, não tanto pelas omissões, mas sobretudo pela digna presença em cada circunstância do tempo e da história.

Aproxima-se rapidamente a data prevista para a grande festa da paróquia dos Pousos, em honra do Senhor dos Aflitos. Este grande encontro anual de todas as pessoas que se identificam com os Pousos, decorrerá em termos inéditos, dentro de duas semanas!

Mas de muitos lados chegam sinais animadores e motivadores. Decorrem já várias iniciativas promovidas pela Comissão da festa, e nestes últimos dias a equipa até acolheu reforços entusiasmados.

Fiel Amigo juntou-se à festa e confirmou presença

Sua majestade, o rei da culinária portuguesa e fiel amigo das nossas mesas, acaba de confirmar a sua presença na festa, e ofereceu-se para confortar os nossos estômagos nos almoços familiares do dia 16. Antes chegará uma cremosa e suculenta sopa rica de legumes diversos e nobres bem reduzidos a puré, e devidamente acondicionada com um cuidado laminado de feijão verde da época. O “postre” será o pudim preparado com uma bem guardada receita que FSA-71 encontrou nas catacumbas da nossa torre sineira, e exigido por quem já o provou e não mais o esqueceu. Tudo será servido desde meio da manhã desse domingo da festa, no nosso salão, e aceitando-se 12 beijinhos por cada dose!

A inscrição é necessária e pode usar-se os telefones da Cristina 91 881 1007 ou da Cristiana 91 944 1585, ou de qualquer outro dos festeiros.

O programa da Festa

Na tarde de domingo, dia 16 de maio, somos convidados para aquele que é um dos acontecimentos de referência em cada ano, e desde sempre: a celebração da Missa em honra do Senhor dos Aflitos. É como que a consagração anual de todos e de cada um de nós ao cuidado carinhoso de Jesus.

Para esta celebração convocam-se todas as pessoas. Mas também se convocam os grupos paroquiais e os Movimentos, as aldeias, a Banda da SAMP, e as padroeiras da freguesia (Senhora do Desterro, Senhora da Saúde e Senhora da Conceição).

Convocam-se também as pessoas que nasceram em 1972: as que são naturais da freguesia, as que vivem na freguesia, e as que são amigas da freguesia. Há lugar para todas e para todos! E a partilha do convite é tarefa que a todos pedimos que interesse, desde já!

Depois da Missa haverá leilão de oferendas, sejam elas oriundas de grupos ou Movimentos, ou oriundas de iniciativas particulares.

Este ano ficará nas nossas memórias, e por muito muito tempo

Está ao nosso alcance que também para os festeiros e as festeiras de 1970/2020, 1971/2021 ou mesmo 1972/2022 estas festas ao Senhor dos Aflitos seja uma grata e feliz recordação, não tanto por aquilo que se fez ou sequer se pôde fazer, mas pela dignidade e empenho com que materializaram o que esteve ao seu alcance.

Havemos de recordar-nos sempre, não tanto pelas omissões, mas sobretudo pela digna presença em cada circunstância do tempo e da história.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.