Pousos: As lições do presépio

É bom costume, nesta época de Natal, as nossas igrejas terem um presépio, normalmente junto ao altar. Nos Pousos, este ano, não há só um presépio.

Há 13, distribuídos pela igreja nova e mais 1 junto ao altar da velhinha. Foram construídos pela comunidade: 12 pelas crianças da catequese com a ajuda dos seus catequistas e dos pais, 1 pelas crianças do Centro Infantil do Centro Social Paroquial e outro pelos escuteiros, todos eles identificados com um pequeno cartão colocado na parede junto aos mesmos.

Todos os presépios estão distribuídos, harmoniosamente, pela igreja sem prejuízo para a mobilidade dos fiéis. Junto a cada um, há um cesto para receção de bens alimentares destinados aos mais carenciados da paróquia, cuja distribuição será, oportunamente, efetuada pela Conferência de São Vicente de Paulo.

Há que enaltecer esta grande lição, porque ela ajuda as nossas crianças a resistirem à pressão a que estão sujeitas por outras modas de celebrar o Natal.

Depois, o número de pessoas envolvidas neste trabalho terá sido outra grande lição. Porque, não acredito que durante toda a esta azáfama não se pensasse no “sim” de Nossa Senhora… na sua alegria de ser Mãe do Salvador e na precaridade em que nasceu Jesus… uma manjedoura!…

Na missa de domingo, dia 18, o pároco, padre Luís Morouço, referiu-se de forma elogiosa ao trabalho realizado, por ele dinamizado.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress