No dia 2 de julho, alguns professores e Irmãs do Colégio Conciliar de Maria Imaculada deslocaram-se ao Estabelecimento Prisional de Leiria para concluir o projeto “Estava na prisão e foste ter comigo”, já iniciado na Quaresma.

Além da entrega de postais com mensagens de esperança, produzidos pelos alunos, neste encontro foi apresentada uma encenação da “Lenda das Amendoeiras em Flor”, acompanhada de algumas canções. A lenda, conhecida pela sua mensagem de amor, superação e renovação, conta a história de um rei mouro e da sua rainha nórdica, e da forma como o amor floresceu mesmo nas circunstâncias mais adversas. Esta mensagem ecoou, ainda, nas canções que foram intercalando a peça: “Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”, “Que o amor te salve nesta noite escura” e “Quando acreditas, há um milagre”.
O momento de partilha prosseguiu com um lanche de pizzas, pão de ló e sumos, tendo alguns reclusos manifestado o seu agradecimento sentido pela mensagem que lhes tocou.
Neste ano jubilar, somos chamados a ser sinais de Esperança também para aqueles que vivem privados de liberdade e que experimentam um vazio afetivo. E este encontro foi um verdadeiro testemunho de fraternidade, que marcou a comunidade educativa e, de forma significativa, os professores que estiveram presentes.
O Colégio agradece o acolhimento hospitaleiro do Diretor do Estabelecimento Prisional de Leiria e da sua equipa que, desde o primeiro momento, se disponibilizaram a abrir as suas portas e a acolher este projeto, e que tão bem receberam o grupo de professores naquela tarde.
Mónica Batista