Portugal recebe, entre 25 de julho e 3 de agosto, o 16.º World Scout Moot, promovido pela Federação Escutista de Portugal, reunindo mais de 7500 jovens, dos 18 aos 25 anos, oriundos de mais de 100 países. O encontro tem início oficial no Parque das Nações, em Lisboa, no dia 25, pelas 09h00, após uma cerimónia de inauguração do Parque Papa Francisco, marcada para a véspera, pelas 19h00, com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, do Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e do Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar.
A abertura solene decorre no dia 25, no Parque Papa Francisco (Parque Tejo), com representantes do Comité Mundial do Escutismo, autoridades políticas e civis.
Durante quatro dias, os participantes percorrem 118 rotas distintas, explorando Portugal e participando em atividades como desportos de aventura, sessões formativas, projetos comunitários e experiências culturais. A 30 de julho, todos se reúnem no campo-base em Cortegaça, Ovar, para partilhar vivências e fortalecer laços.
Num contexto de desafios globais, o Moot apresenta-se como sinal de esperança, união e ação, celebrando a diversidade, promovendo a paz e reforçando o papel ativo da juventude na construção de um futuro mais justo e sustentável.