Porto de Mós: ermida de Santo António com obras de beneficiação

No dia 13 de junho, dia de S.to António, todos os paroquianos e devotos de S.to António tiveram a oportunidade de aí celebrarem a eucaristia e se edificarem na meditação dos sermões deste tão icónico santo franciscano que veio a falecer em Pádua, Itália no ano de 1231.

A capela de S.to António é uma ermida de pequenas dimensões implantada no cimo de uma das sete colinas de Porto de Mós, mesmo no centro da vila. A mesma foi construída ao longo do século XVII com as esmolas dos fiéis e devotos a S.to António.

Muitos peregrinos e devotos de S.to António intentaram fazer o caminho que S.to António fez de Lisboa para Coimbra e de Coimbra para Lisboa quando partiu para Marrocos no seu intento de continuar a missão dos malogrados mártires franciscanos de anunciar o evangelho entre os mouros. Nesta viagem entre Lisboa e Coimbra uma rota muito provável seria esta que passaria por Porto de Mós. Isto também está também relacionado com o facto desta vila se situar na intercessão das estradas para Lisboa e a estrada para o maior santuário da idade média do país que é o Santuário de Nª Senhora da Nazaré e que S.to António certamente visitou nestas viagens.

Por isso, Porto de Mós, foi um lugar de passagem para S.to António e para os seus peregrinos e devotos. Por aqui passavam e por aqui começaram a construir os seus oratórios que com o amontoar das esmolas deram lugar pouco a pouco a esta ermida como um ponto estratégico, motivacional e de espiritualidade antoniana.

Esta capela, situa-se num dos morros da vila da propriedade da paróquia de Porto de Mós e do qual se tem uma vista 360º sobre a mesma. Daí se pode avistar o castelo, as igrejas paroquiais de São Pedro e São João, e toda a vida.

Nos últimos anos por diversos motivos, um dos quais a pouca atividade religiosa e cultual na mesma, encontrava-se um tanto desprezada e vandalizada.

Assim, o município de Porto de Mós entendeu dar uma nova imagem deste conjunto arquitetónico incluindo as escadas e todo o morro envolvente para que mais pessoas pudessem usufruir deste lugar tão belo e tão inspirador.

Nos primeiros meses deste ano de 2021 foram realizadas diversas obras de reforço da estrutura de suporte dos muros e das escadas. Também as calçadas e muros ao longo do morro foram recuperados. As oliveiras e as ervas foram capinadas. Tudo foi pintado de cor alva que tanto de dia como de noite, graças à nova iluminação instalada, sobressai na paisagem monumental da vila.

No dia 13 de junho, dia de S.to António, todos os paroquianos e devotos de S.to António tiveram a oportunidade de aí celebrarem a eucaristia e se edificarem na meditação dos sermões deste tão icónico santo franciscano que veio a falecer em Pádua, Itália no ano de 1231.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.