Porto de Mós: Crisma terminou com plantação de azinheira

No dia 10 de junho, realizou-se na igreja paroquial de S. Pedro, em Porto de Mós, a celebração do Crisma. Receberam este sacramento 22 adolescentes do centro catequético de S. Pedro, 4 da Fonte do Oleiro e 5 do Tojal, bem como 3 adultos, fazendo um total de 34 crismados.

A celebração foi presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, em ambiente “juvenil e bem-disposto”, segundo relato na página da paróquia. O Bispo sublinhou as responsabilidades dos jovens na vivência da fé, dizendo: “Agora, não acabou tudo; deveis viver os dons do Espírito Santo que ides receber e dar muitos frutos”.

A celebração foi animada com cânticos alegres, assegurados por um grupo de cantores da Fonte do Oleiro e Porto de Mós, bem como por uma crismada que, no final, executou a solo o Ave de Schubert dedicado a Nossa Senhora.

Como recordação e incentivo a conhecerem melhor a Mensagem de Fátima, todos os crismados receberam o livro “Memórias da Irmã Lúcia”. Outro gesto marcante foi a plantação de uma azinheira, a convite de D. Serafim, logo após a foto de grupo. Tratou-se de uma das 35.000 azinheiras que o Santuário de Fátima distribuiu como surpresa na última Peregrinação das Crianças, plantada por todo o grupo com o Bispo num local próximo desta igreja de S. Pedro, no centro da vila de Porto de Mós.

 

Profissão de Fé

Também no sítio da paróquia foi esta semana partilhada uma fotografia do grupo de 40 adolescentes que celebraram a Profissão de Fé, no passado dia 28 de maio. “A cerimónia muito bem preparada teve como ponto alto a oração em comum do Credo, em que cada um dos adolescentes tinha na sua mão a vela acesa no Círio Pascal, após a renovação das promessas batismais feita na pia batismal.

2017-06-20 pmos2

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.