Expectativas e desafios para a receção aos novos padres.
Desde o dia 22 até 31 de julho, as paróquias que vão mudar de pároco tiveram reuniões de apresentação dos seus novos pastores e de preparação da sua entrada. As reuniões foram conduzidas pelo vigário geral, o padre Jorge Guarda. Participaram os membros dos conselhos pastorais e económicos e outros colaboradores empenhados nos serviços e movimentos das comunidades paroquiais. Entre emoções pela despedida dos sacerdotes que tiveram e a expetativa do que traz quem vem de novo, as pessoas manifestaram o desejo de que se dê mais atenção e se procure cativar os jovens, se promova maior unidade entre as diferentes comunidades, serviços e movimentos que compõem as paróquias, a criação do conselho pastoral paroquial, onde ainda não existe, o maior envolvimento dos pais na catequese dos filhos e a participação regular nas missas dominicais. Estes são apenas alguns pontos dos “cadernos de encargos” apresentados aos novos párocos. Estes, por sua vez, disseram que não querem trabalhar sozinhos, mas em colaboração com os fiéis leigos, e sublinharam a necessidade de se cuidar da formação cristã e apostólica e de maior coordenação de esforços e de atividades.
Os colaboradores das paróquias foram também informados sobre o local da residência dos novos párocos e dos valores da remuneração mensal e dos subsídios de deslocação que receberão de cada uma delas. A remuneração mensal dos sacerdotes está fixada pelo bispo diocesano para todos, tendo neste ano de 2019 o valor de 945€, que é pago pelas paróquias e instituições que eles servem.
Cada paróquia organizará sessões de agradecimento e despedida aos próprios pastores, com o acordo deles, no tempo que achem mais oportuno.
Calendário das tomadas de posse dos novos párocos
- 8 de setembro, domingo, padre Marcelo Moraes:
09h30 – Matas
11h30 – Espite - 14 de setembro, sábado, padre Armindo Castelão Ferreira
17h30 – Reguengo do Fetal
19h30 – Batalha - 15 de setembro, domingo, padre João Feliciano
09h00 – Bajouca
11h00 – Carnide - 21 de setembro, sábado, padres Patrício Oliveira e Rui Ruivo (vigário paroquial)
18h30 – Marinha Grande - 22 de setembro, domingo, padre Davide Gonçalves
11h00 – Caxarias
16h00 – Olival - 27 de setembro, sexta-feira (início das festas), padre Joaquim Gonçalves
21h00 – Colmeias - 29 de setembro, domingo, padre Joaquim Gonçalves
09h00 – Memória - 29 de setembro, domingo, padre Bertolino Vieira
11h30 – Cortes
15h30 – Barreira - 6 de outubro, domingo, padre Sérgio Henriques
11h00 – Regueira de Pontes
16h00 – Amor
O padre José Ferreira Gonçalves iniciará a sua missão de capelão da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, no dia 7 de setembro, às 16 horas, e de capelão do Mosteiro da Visitação, na Faniqueira-Batalha, a 15 de setembro.
O padre Augusto Gonçalves tomará posse como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Leiria em dois momentos distintos, nos dias 2 e 13 de outubro.
O padre Isidro Alberto iniciará a sua missão de vigário paroquial dos Marrazes, no domingo, dia 6 de outubro.