A Basílica de Nossa do Rosário de Fátima acolheu, no passado dia 11 de Dezembro, a primeira conferência do sétimo ciclo de conferências do Centenário, centrado no tema do ano pastoral “O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.
O poeta Ruy Ventura foi o orador de uma comunicação intitulada “«Maria guardava tudo no seu coração» – Da devoção a Maria a uma espiritualidade cordial”.
O poeta apresentou-se como peregrino, “num caminho que se transforma em encontro” enquanto “aprendiz nesta escola de fé”, e referiu-se a Maria como “uma mulher que se perturba e interroga” e como “a mais digna representante da humanidade, pelo seu coração puro, que além de ver Deus acima de todas as coisas sabe ouvi-l’O e difundi-l’O”.
“A Igreja santifica-se imitando Maria”, reiterou Ruy Ventura, citando a Irmã Lúcia para considerar que “todos somos peregrinos, quer queiramos quer não”.
Este ciclo de conferências, sempre com entrada livre, integra um outro de “Fragmentos Musicais”. Coube ao Coro de Câmara da Bairrada apresentar-se nesta primeira sessão, dirigido por Tiago Matias, com um programa baseado em melodias portuguesas tradicionais de Natal. O concerto incluiu 13 músicas de autores como Fernando Lopes-Graça, Fernando Lapa, Eurico Carrapatoso e Luís Cardoso.
Próxima
A segunda conferência desde ciclo, que decorre até Abril de 2017, será no dia 8 de Janeiro, com o tema “Mãe da Igreja, rogai por nós”. A intercessão maternal da Virgem Maria será o centro da abordagem de Maria do Céu Patrão Neves. Do lote de “Fragmentos Musicais”, sairá “Recolhimento e Reflexão”, pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo.