Cinco equipas de pioneiros (escuteiros dos 14 aos 18 anos) participaram na fase regional do Tecoree no passado dia 6 de junho, na Quinta do Escuteiro, na Batalha. Provenientes de quatro agrupamentos da região, os escuteiros tiveram a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos de Técnica Escutista e competir para representar a região na fase nacional desta atividade.
Vânia Tomás, dirigente no agrupamento 1317 Parceiros e responsável pela fase regional do Tecorre, destacou a “descontração com que as equipas encararam os desafios” num espírito de “grande alegria”, espelho da ausência de atividades deste género durante largos meses. A cada equipa foi atribuída uma área específica do campo, pelo que todos os desafios foram aí realizados. Entre construções, códigos ou outras atividades, Vânia destaca que “o importante não era o domínio da técnica escutista, mas sim o espírito de equipa que permitia superar as várias provas.”
Todas as condições de segurança foram garantidas durante a atividade, com o uso obrigatório de máscara, a manutenção do distanciamento físico e a desinfeção regular do material, não havendo qualquer contacto entre as várias equipas em competição.
Destacou-se a equipa Malala Yousafzai do agrupamento 36 Marinha Grande que, com mais de 400 pontos, garante assim a sua participação na fase nacional entre 29 de julho e 1 de agosto.