Em 1930 a comunidade da paróquia de Santa Catarina da Serra deslocava-se pela primeira vez em peregrinação a Fátima. Desde então, todos os anos no Domingo da Ascensão esta comunidade se junta em oração e caminhada até à Mãe, num ato de louvor.
Este ano, não fosse a pandemia, não seria diferente e a paróquia caminharia até Fátima pela 91ª vez. Mas a realidade que vivemos não o permitiu. No entanto, o difícil momento que atravessamos não destrói os laços com a Mãe do Céu, fortalece-os. Como tal, a comunidade peregrinou espiritualmente com o coração.
Eram 9h30 da manhã do Domingo da Ascensão quando a imagem de Nossa Senhora de Fátima iniciou o seu percurso pelas ruas da Freguesia de Santa Catarina, percorrendo todos os locais de culto desta terra, onde foi recebida pelo povo com aplausos e em festa. Foi desta forma que a população prestou a sua homenagem a Maria, manifestou o seu louvor e lhe pediu proteção e graça. Mais tarde, o terço e a Eucaristia em comunhão com Maria foram uma renovação de fé e de esperança para toda a comunidade.
Não podendo peregrinar com os pés, o povo peregrinou com o coração. Peregrinou em comunidade e em profunda oração e comunhão com Maria. Não podendo caminhar até Fátima, foi a Nossa Senhora que foi de encontro à população, que lhe entregou as suas mais profundas preces, as suas preocupações e a sua vida.