Neste ano pastoral de 2017-2018, dedicado à comemoração do Centenário da Restauração da Diocese, uma das propostas incluídas na carta pastoral de D. António Marto é a peregrinação de cada uma das nove vigararias à “igreja-mãe”, a Catedral de Leiria.
Como lembra o Bispo de Leiria Fátima, um dos objetivos deste ano é “fazer memória, celebrar e fortalecer o sentido de pertença à comunidade diocesana” e é nesse sentido que esta iniciativa decorre.
A proposta diocesana é de uma tarde em que se faça alguma formação sobre a Diocese e a sua Catedral e se celebre a Eucaristia, presidida pelo Bispo diocesano. A ocasião incluirá um rito de envio, cumprindo um outro objetivo deste ano pastoral, “fortalecer o espírito missionário e o testemunho da fé no mundo”
O programa específico ficará a cargo de cada vigararia, devendo fazer-se alguma preparação nas comunidades e organizar o transporte coletivo, caso se revele útil. Foi, ainda, definido que o ofertório da celebração se destina às despesas com a restauração do órgão de tubos da Sé, recentemente efetuada.
Datas das peregrinações
10 de dezembro de 2017: Vigararia de Ourém (ver notícia)
7 de janeiro de 2018: Vigararia de Porto de Mós (ver notícia)
14 de janeiro 2018: Vigararia de Fátima (ver notícia)
28 de janeiro 2018: Vigararia de Leiria (ver notícia)
4 de fevereiro 2018: Vigararia da Marinha Grande (ver notícia)
18 de fevereiro 2018: Vigararia dos Milagres (ver notícia)
25 de fevereiro de 2018: Vigararia das Colmeias (ver notícia)
4 de março de 2018: Vigararia de Monte Real (ver notícia)
11 de março de 2018: Vigararia da Batalha (ver notícia)