A Legião de Maria realizou, nos dias 26 e 27 de outubro, a sua peregrinação nacional a Fátima com o tema “Como Maria, peregrinos da esperança”, contando com a presença de alguns milhares de legionários vindos de todo o país. A Diocese de Leiria-Fátima esteve representada pela sua curia “Imaculado Coração de Maria”.
O programa incluiu, no sábado, a Via-Sacra aos Valinhos, o Encontro Legionário no Centro Pastoral Paulo VI, a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, o Rosário com procissão de velas e a vigília de oração, durante toda a noite. Uma das horas desta vigília foi da responsabilidade da régia de Coimbra, à qual pertence a curia Leiria-Fátima, tendo sido presidida pelo cónego Pedro Miranda, diretor espiritual da Legião de Maria na região Centro.
De salientar o Encontro Legionário, presidido por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz Emérito de Braga, que contou com vários momentos de oração, de canto, de poesia, de testemunhos e de reflexão, bem como uma representação cénica alusiva aos 75 anos de existência da Legião de Maria em Portugal.
A peregrinação prosseguiu no domingo com a recitação do Rosário e a Eucaristia no recinto do Santuário, presidida por D. Augusto César, Bispo Emérito de Portalegre-Castelo Branco e diretor espiritual da curia “Imaculado Coração de Maria”.
Com Maria presente, os legionários mostraram a sua fé, união e partilha.