Peregrinação internacional de outubro

D. António Marto reforçou a mensagem às famílias, lugar de “graça e festa do amor”, no encerramento da peregrinação internacional de outubro ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que decorreu nos dias 12 e 13 de outubro. As cerimónias foram presididas por D. Filipe Neri Ferrão, arcebispo de Goa e Damão.

No encerramento da peregrinação internacional de outubro a Fátima, o Bispo diocesano destacou a mensagem deixada pelo presidente da celebração, D. Filipe Neri Ferrão, dedicada às famílias, “para que não falte a graça e a festa do amor”. No último dia da peregrinação, o arcebispo de Goa e Damão assinalou a missão da família no “compromisso da fé” dos batizados e a sua importância na transmissão de valores na sociedade. “É na família que o compromisso da fé é energizado e encorajado, porque é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem, pela primeira vez, os valores que as guiam durante toda vida”, disse D. Filipe Neri Ferrão na homilia da Missa conclusiva das celebrações anuais do 13 de outubro. O patriarca das Índias Orientais, primaz da Índia, alertou para as “rápidas e profundas transformações” na sociedade, que provocam “um certo enfraquecimento ou mesmo abandono da fé na santidade do matrimónio” e colocam “em causa” o próprio conceito de família.

Na noite do dia 12, na homilia, o arcebispo indiano  tinha pedido a Nossa Senhora a proteção do “grande povo português”, especialmente “os pequeninos, os jovens, as famílias, os idosos, os trabalhadores, os emigrantes, os imigrantes, os governantes, a sua Igreja e os seus Pastores e, muito particularmente, os que sofrem e os marginalizados da sociedade”. Na noite da procissão das velas, foi evocada a última das aparições em 1917, na qual teve lugar o chamado “milagre do sol”.

 “Arrependei-vos porque Deus está perto” foi o tema da peregrinação aniversária de outubro, que registou a participação de 129 grupos de 25 países, e encerra o ciclo anual das peregrinações aniversárias das aparições.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.