Peregrinação das crianças com a “Senhora mais brilhante que o sol”

Nos próximos dias 9 e 10 de junho, acontece uma das mais importantes e participadas peregrinações do ano, a 39.º Peregrinação das Crianças, este ano presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Espera-se a habitual participação de milhares de crianças vindas dos mais diversos pontos do país e também do estrangeiro.

O lema “Senhora do Rosário, mais brilhante que o Sol” apontará como acontecimento de referência a Aparição de outubro e o ‘milagre do sol’. A organização lembra que, “nesta aparição, Nossa Senhora apresenta-se como a Senhora do Rosário; pede que continuem a rezar o terço e que não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido. Depois, abrindo as mãos fê-las refletir no sol; e, enquanto se elevava, a sua própria luz continuava a projetar-se no sol”.

A habitual campanha do mês de maio, preparatória da peregrinação, lançou aos mais pequenos o desafio de “acolher e transmitir a luz de Deus, que Nossa Senhora nos trouxe quando veio a Fátima”. Concretamente, a rezarem, a iluminarem a vida de alguém com um gesto simples como um sorriso, a lembrarem-se de pessoas que são portadoras da luz e a descobrirem mais sobre a vida dos Pastorinhos e como eles podem ser a luz. Ao longo de cada semana, as crianças deveriam construir o seu sol, cujos raios são os desafios alcançados. Estes registos deverão ser colocados posteriormente numa caixa, que será entregue no dia da grande celebração desta peregrinação, a 10 de Junho, e colocada em frente à escadaria do altar.

Os momentos principais do primeiro dia serão a oração e meditação do Rosário e a procissão de velas, sendo a manhã do dia 10 preenchida com o Rosário e a Eucaristia. Além destas celebrações, os peregrinos de ‘palmo e meio’ são convidados a participar num espectáculo encenado e coreografado pelos alunos do Colégio de São Miguel, na Basílica da Santíssima Trindade, com duas apresentações (manhã e tarde). O programa inclui ainda visitas aos locais das Aparições do Anjo, na Loca do Cabeço e em Aljustrel.

 

Próximas peregrinações

No dia 12 e 13 de junho celebra-se a segunda peregrinação internacional aniversária, com o tema “Glória a ti, Rainha da Paz”, presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo metropolitano de Génova e presidente da Conferência Episcopal Italiana. Esta peregrinação evoca a segunda aparição de Nossa Senhora na Cova da Iria e trará a Fátima um enorme grupo de peregrinos italianos.

Ainda este mês, nos dias 24 e 25, o Santuário de Fátima receberá a peregrinação nacional do Líbano, com uma estimativa de 10 mil peregrinos deste país. O responsável por esta peregrinação é o padre Khalil Alwan, diretor do Santuário de Nossa Senhora do Líbano – Harissa. O patriarca, Elias Hoyek, presidirá ao terço das 21h30, no dia 24, na Capelinha das Aparições.

 

Novo livro infantil “Fátima no coração”

2017-06-06 sfNo próximo dia 10 de junho, pelas 17h00, na Sala de Imprensa do Santuário, será apresentado um novo livro infantil, da autoria de João Manuel Ribeiro, com ilustração da artista Bolota. Com o título “Fátima no coração”, a obra conta a história de três amigos – Isabel, João e Ana – que vão passar uma semana de férias a Fátima com a avó Amélia. Além de descansarem, terão oportunidade para rezar e conhecer a mensagem de Fátima, bem como para seguir “pistas” bíblicas que os conduzem à descoberta da importância e significado de vários locais de Fátima, como a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e os túmulos dos Pastorinhos, a nova Igreja da Santíssima Trindade, entre outros.

Trata-se do segundo livro lançado pelo Santuário de Fátima para um público mais jovem, no âmbito do centenário, depois de “A Missão do Francisco”, de Maria Teresa Maia Gonzalez.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.