Empenhado em despertar as crianças para a mensagem de Fátima e dar-lhes a conhecer a vida e a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima organiza anualmente a peregrinação das crianças, nos dias 9 e 10 de junho. Destinada particularmente a crianças em grupos de catequese, esta peregrinação tem, em cada ano, um tema distinto, que serve de mote para a reflexão e a celebração.
Este ano, em estreita relação com a temática do ano pastoral 2021-2022, a Peregrinação das Crianças toma por título e tema a frase de São Francisco Marto, «Gostei muito de ver Nosso Senhor», incidindo sobre a experiência do encontro íntimo, pessoal e transformador com Cristo.
Em Fátima, três crianças – Lúcia, Francisco e Jacinta – tornaram-se testemunhas de um encontro profundo com Cristo Ressuscitado. Nas suas Memórias, Lúcia conta que no final da aparição de maio, Nossa Senhora fez brilhar sobre os três uma luz muito intensa, que, atravessando-os até ao mais íntimo da alma, levou-os a verem Deus e a verem-se a si mesmos nele, mais claramente que no melhor dos espelhos. Sobre isto, dizia o Francisco: «Gostei muito de ver Nosso Senhor. Mas gostei mais de O ver naquela luz onde nós estávamos também. Gosto tanto de Deus!».
A intimidade da amizade com Jesus, que viram naquela luz, transformou o coração e o olhar dos três. Cada um, a seu modo, passou a ver tudo e todos como a mesma compaixão de Jesus. E as suas vidas tornaram-se sinal luminoso desse amor.
0. «Gostei muito de ver Nosso Senhor» | 9 e 10 de junho de 2022
CAMPANHA DE MAIO: http://l-f.pt/ErsY
GUIA PARA PAIS CATEQUISTAS E EDUCADORES: http://l-f.pt/0rdy
1. Campanha de preparação da Peregrinação das Crianças
Para preparar o dia da peregrinação e ajudar cada criança a crescer na amizade com Cristo, no gosto pela oração como espaço de encontro íntimo onde «ver Nosso Senhor» e no desejo por ‘ser luz’ para outros, o Santuário propõe uma campanha a realizar ao longo das semanas do mês de maio. Ela consiste num caminho em quatro passos, com várias desafios e tarefas que visam ajudar, semana a semana, a «ver» Jesus.
Cada paróquia ou grupo poderá solicitar o material relativo à campanha AQUI (https://forms.gle/B8A5SVsnz2R8MF6j6) ou para algum dos seguintes contactos:
E-mail: criancas@fatima.pt
Telefone: 249 539 600
2. Programa da peregrinação
A peregrinação começa na noite de 9 de junho, com uma vigília às 21h00. Este ano, relacionado com o tema da Peregrinação das Crianças, o momento orante não será o habitual rosário, mas um momento de adoração na Basílica da Santíssima Trindade.
Na manhã do dia 10 de junho, às 9h30, as crianças poderão assistir a uma encenação referente ao tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade. Segue-se o rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições e às 11h00 a Eucaristia, no Recinto de Oração.
Da parte da tarde, a encenação é repetida às 15h00 e seguida da celebração de despedida.
Na eucaristia, os grupos de crianças presentes têm um lugar reservado e, no final, o Santuário reserva-lhes uma surpresa!
9 de junho
21h00 | Vigília de Oração. Basílica da Santíssima Trindade
10 de junho
09h30 | Encenação «Gostei muito de ver Nosso Senhor». Basílica da Santíssima Trindade
10h00 | Oração do Rosário. Capelinha das Aparições
11h00 | Celebração da Eucaristia. Recinto de oração
15h00 | Encenação «Gostei muito de ver Nosso Senhor»
(em repetição) e Celebração de Despedida. Basílica da Santíssima Trindade
3. Alojamento
Dado o grande volume de trânsito em Fátima, no dia 10 de manhã, e de alguma dificuldade de os grupos chegarem em tempo útil, sugere-se que os grupos venham mais cedo. O Santuário oferece alojamento, embora precário e segundo as disponibilidades, aos grupos que o desejem, desde que o peçam atempadamente. Os grupos que vierem na véspera, se precisarem de alojamento, poderão contactar o Santuário indicando o número de crianças e de adultos (um por cada 8 a 10 crianças), junto do serviço de hospedagem do Santuário de Fátima, pelos seguintes contactos:
E-mail: hospedagem@fatima.pt
Telefone: 249 539 600.
4. Recomendações
- Recomenda-se que todas as crianças venham prevenidas com proteção para o sol.
- As crianças perdidas são acolhidas no Posto de Informações. Todas as crianças deverão trazer a sua identificação e o contacto do responsável.
- Os responsáveis das crianças devem aconselhá-las a comer, beber e ir à casa de banho, para que possam estar bem durante a celebração da missa.
5. Assistência médica
A assistência médica é proporcionada no Posto de Socorros do Santuário, atrás da Azinheira Grande.
6. Entrada no Recinto de Oração
Os corredores de entrada para os locais reservados às crianças, no Recinto de Oração, abrem às 9h45. A partir das 10h45 a entrada faz-se pelas zonas laterais. Aos responsáveis dos grupos pede-se a colaboração para se manter uma atitude de silêncio no Santuário.