Peregrinação das Crianças 2014: “Aqui também se constrói Portugal”

A Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima é uma das mais bonitas e participadas do ano. Desde há mais de 30 anos, milhares de crianças rumam à Cova da Iria no dia 10 de junho, acompanhadas pelos seus familiares, párocos, catequistas e professores. Segundo informação da sala de imprensa do Santuário, foram cerca de 200 mil os peregrinos que participaram na celebração eucarística do dia 10.

Mas a festa começou de véspera para muitos, com atividades como a visita às casas dos videntes, a oferta de flores a Nossa Senhora e algumas celebrações e momentos de oração.

Na manhã do dia 10, as crianças começaram por entregar ao Santuário de Fátima o resultado de uma campanha desenvolvida durante o mês de maio, que resultou em milhares de pequenos tijolos em papel por elas decorados. Cada uma colocou no seu tijolo o que se propõe fazer pela construção de um mundo melhor, principal apelo da peregrinação, ao qual se juntou a exortação ao amor a Deus e a Nossa Senhora.

Além da recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições, e da participação na Eucaristia, no Recinto de Oração, as crianças foram convidadas a assistir à encenação “Ó Jesus é por vosso amor”, na Basílica da Santíssima Trindade,  desenvolvida por um grupo vindo de Campo da Madalena, Viseu.

No mesmo local iria ser a despedida, pelas 16h00, com a celebração “Levar no coração os apelos da Senhora”.

 

Um mundo “sem buracos”

E foram diversos os apelos. Como relata o Santuário, “tudo foi diferente nesta peregrinação, a começar pela moldura do grande grupo dos pequenos peregrinos, que este ano se estima terem sido 35 mil: o recinto ganhou cor, à qual se juntou o multicolorido trazido pelas t-shirts e bonés das crianças; o altar foi modificado, recebendo uma grande tela que lembrou o tema da peregrinação «Ó Jesus, é por vosso amor»; os cânticos das celebrações foram interpretados por crianças e o hino da peregrinação foi inédito; a zona da escadaria esteve reservada para as crianças, uma parte acolheu um grande mapa do Mundo, imperfeito, que foi reconstruído, durante a Eucaristia, com os tijolos oferecidos pelas crianças”.

A Eucaristia, presidida por D. Anacleto Oliveira, bispo de Viana do Castelo, foi concelebrada por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e por 150 sacerdotes.

Na homilia, D. Anacleto lembrou a importância de cada pessoas sentir que é de Deus e é seu colaborador na obra de salvação do mundo. Numa linguagem simples, dirigida às crianças, o bispo pediu-lhes para agradecerem a Deus “por todas as pessoas que nos fazem bem” e apelou à construção de um mundo melhor, “sem buracos”, pois cada buraco no mapa significa “solidão, miséria, guerra, uma maldição, quando as pessoas não querem saber de Deus”.

 

Cruz, sinal de amor

No final da Eucaristia, foi distribuída às crianças uma recordação deste dia, uma pequena cruz em madeira com o lema da peregrinação: “Ó Jesus é por vosso amor” e uma pagela com a oração ensinada por Nossa Senhora aos Pastorinhos. “Ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”, que todos rezaram a uma só voz.

O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, explicou o sentido do presente-surpresa: “A Cruz pretende mostrar o grande amor que Jesus tem por nós e convidar-nos a retribuir esse amor”.

 

Aqui também se constrói Portugal

A palavra de despedida da Missa foi de D. António Marto. Confessando estar sensibilizado “pelo espetáculo de beleza” que via, lembrou a importância das crianças na reconstrução do Mundo: “Não se esqueçam de uma coisa: ocupais um lugar importante no coração de Deus, Deus conta muito convosco”.

“Aqui também se constrói Portugal, não é só na Assembleia da República”, disse depois o D. António Marto, pedindo que todos os peregrinos rezassem com ele uma Avé Maria por uma intenção muito especial, por ser dia 10 de junho, feriado nacional, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas: “Para que Portugal seja um lar onde todos possam viver como irmãos, onde todos possam viver em paz, em fraternidade e onde não falte trabalho”.

Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress