Peregrinação aniversária de 12 e 13 de maio

Milhares de peregrinos estão nas estradas portuguesas, rumo a mais uma peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. D. Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém, virá presidir às celebrações.

Com o tema “Mãe do amor misericordioso”, a peregrinação terá abertura oficial às 18h30, na Capelinha das Aparições, seguindo o programa habitual dos dias 12 e 13 de maio a outubro: 21h30 – Bênção solene de velas e Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão de velas; 22h30 – Eucaristia, no Recinto de Oração; 00h00 – início da noite de vigília, com diversas celebrações, terminando às 07h00 com a procissão eucarística; 09h00 – Rosário, na Capelinha das Aparições; 10h00 – Procissão, Missa de Nossa Senhora de Fátima, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

Para além dos que vêm a pé, muitas dezenas de milhares são esperados em Fátima nestes dias 12 e 13. Segundo informações do Santuário, até ao dia 8 de maio estavam já inscritos 100 grupos organizados, oriundos de 24 países, incluindo Portugal. Os países mais representados, por ordem decrescente, eram Portugal, Itália, Alemanha e Polónia. A grande maioria, ainda assim, virá a título pessoal ou em família.

 

2014-05-09 peregrinacao1Fátima unida a Jerusalém

Em entrevista à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Fouad Twal refere que foi com “grande alegria” que recebeu o convite para presidir a esta peregrinação, “por poder compartilhar com tantos fiéis de todo o mundo a beleza da catolicidade da nossa fé”. É a segunda vez que vem a este santuário mariano e afirma vir “apresentar a Nossa Senhora as súplicas dos seus filhos do Médio Oriente e as dos seus filhos de todo o mundo e, de um modo especial, pedir-lhe-ei pelas necessidades dos cristãos e de todos os habitantes da sua pátria: a Terra Santa”. Ao mesmo tempo, “venho também para dar testemunho junto de todos vós sobre a importância, a centralidade, da devoção mariana na vida de cada cristão e incentivar-vos a continuar a confiar na força de tão boa e poderosa Mãe”.

Considerando que “Fátima é um sinal incontestável do poder de Maria na história da humanidade”, o patriarca de Jerusalém afirma que “também gostaria de dizer aos peregrinos que vão a Fátima que estão convidados a completarem a sua peregrinação com uma visita à Terra Santa, (…) a Igreja Mãe de Jerusalém, (…) a vossa casa, a casa da vossa Mãe”.

Lembrando a próxima visita do Papa Francisco “como peregrino da paz e da unidade” à Jordânia, à Palestina e a Israel, nos dias 24 a 26 de maio, D. Fouad Twal, sublinha a “riqueza” que são os cristãos do Médio Oriente para a Igreja Universal, uma minoria que testemunha “o amor de Jesus no meio de povos e de culturas muito diversas”. Pedindo a oração e a união dos cristãos de todo o mundo com estes irmãos, aponta a necessidade de justiça, liberdade e paz naqueles territórios, onde “piores do que os muros de betão são as paredes do coração do homem: as injustiças inveteradas; o ódio racial e religioso; a ambição e o egoísmo feitos lei; a desconfiança, a força bruta e a arrogância em todos os lugares”. Nessa linha, apela: “Pedimos a liberdade total de acesso aos locais sagrados para todos os crentes das diferentes comunidades”.

Num Médio Oriente “em chamas”, só Cristo pode ser resposta de confiança e esperança. É por isso que o pedido do patriarca de Jerusalém se repete ao longo da entrevista: “Rezemos o Terço todos os dias para a salvação e pela paz do mundo!”. Uma oração que dirige, em particular, pela família, na linha do tema do próximo Sínodo dos Bispos, em outubro.

Como voto deixado aos peregrinos de Fátima por estes dias, diz: “apesar de todos os pesares, todos e cada um de nós, depois de visitar Nossa Senhora, regressemos aos nossos lares rejuvenescidos na fé e na caridade, mais serenos e alegres, mais enamorados do Senhor Jesus, da sua Mãe Santíssima e da Igreja”.

 

2014-05-09 peregrinacao3Concerto no dia 10 de maio

O grupo musical católico “Orden y Mandato de San Miguel Arcángel”, no contexto da sua participação na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio, apresenta, a 10 de maio, no anfiteatro do Centro Pastoral  de Paulo VI, em Fátima, um concerto musical para o qual estão convidados todos os interessados. Com entradas livres, o concerto está agendado para as 23h30 e terá a duração de cerca de uma hora.

Trata-se de um grupo de “pop-rock católico”, autor de uma das músicas selecionadas para a Jornada Mundial da Juventude de 2011, em Madrid. O concerto em Fátima será intitulado “Desde sus ojos mirale”, “como um convite a ver Nosso Senhor através dos olhos de Maria, ultrapassando o nosso eu”, explica o músico Marco Costas. As canções trazidas a Fátima falarão “de situações que vivemos no dia a dia como cristãos; não queremos ocultar a nossa própria vocação, procuramos ajudar a escutar o que Deus nos quer dizer”.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.