Percurso vocacional para jovens: “Em Rede” de volta

Nos últimos anos, foram já várias dezenas os jovens que aceitaram o convite. “Dai um projeto belo à vossa vida”, escrevia D. António Marto na sua primeira carta pastoral na diocese de Leiria-Fátima. A partiu daí, apresentou esta proposta mais específica, intitulada “Em rede”, orientada pelos serviços diocesanos de pastoral juvenil e de animação vocacional.

“Não se trata de mais catequese nem de aprender a rezar; nem sequer pretender dar soluções para todas as dúvidas. É antes uma experiência de fé, em grupo, cuja finalidade é: ajudar a buscar a vontade de Deus na própria vida, orientar a liberdade e a escolha do projeto de vida para servir o projeto de Deus no mundo na parte que a cada um diz respeito”, explica D. António no convite que continua a repetir a cada ano.

Assim, como refere o folheto de apresentação, é uma caminhada em grupo que “oferece uma experiência de aprofundamento da relação pessoal com Jesus Cristo e o conhecimento dos diversos caminhos para uma vida cristã madura, ajuda a descobrir a proposta que Deus faz à liberdade de cada um para uma opção pessoal em ordem ao seu futuro e apoia o discernimento espiritual sobre o projeto de vida no âmbito das várias vocações (laical, matrimonial, sacerdotal e religiosa) e serviços (voluntariado, evangelização, tarefas na comunidade cristã…)”. No final, “aponta para um passo no compromisso com a comunidade ou uma decisão vocacional, ainda que somente inicial”.

Destinado a rapazes ou raparigas dos 20 aos 35 anos, “crismados e abertos ao chamamento de Deus”, este é um percurso a fazer entre dezembro e maio, com um encontro, normalmente, no primeiro domingo de cada mês, em que o centro é a escuta da Palavra de Deus. O programa de cada encontro, entre as 15h00 e as 18h30, inclui oração, música, reflexão, partilha de experiências e um lanche de convívio. A decorrer na Casa das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, em Fátima, é ainda proporcionado ao grupo um retiro espiritual de dois dias, 28 e 29 de março. Durante a caminhada, cada jovem poderá escolher para seu acompanhante ou guia espiritual um padre, um religioso ou religiosa ou outro cristão adulto capaz.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, também disponível no sítio www.sdpjleiria.com, ou contactar os padres Manuel Henrique (manej13@gmail.com / 963345778) ou André Batista (964881054), decorrendo as inscrições até 24 de novembro.

 

O nome “Em Rede…”

– evoca as múltiplas ligações da vida de cada pessoa: com os próximos e os distantes, os conhecidos e os desconhecidos… E as possibilidades imensas de comunicação, partilha, entreajuda…

– pode evocar também a ligação a Cristo, o seu chamamento e a resposta que lhe posso dar…

– evoca ainda o grupo com o qual se faz caminho e a dinâmica dos companheiros que decidem percorrer juntos um itinerário vocacional…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.