Percurso pelo património religioso de Leiria

No âmbito do programa “Visite Leiria”, que a Câmara Municipal está a desenvolver este ano, vai realizar-se, no próximo dia 20 de setembro, um percurso pelo património religioso da cidade, com concentração marcada para as 10h00, junto à igreja de São Francisco.

A participação é livre, mas limitada a 50 pessoas, pedindo-se marcação prévia, até às 17h00 do dia anterior, para 244839677 ou visiteleiria@cm-leiria.pt.

A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e da Ordem Terceira de S. Francisco e levará os participantes a passar por locais como a igreja do antigo convento de S. Francisco, os antigos paços episcopais e a estátua do Papa Paulo VI, as igrejas do convento de Santo Agostinho, do Espírito Santo e da Misericórdia, a Sé de Leiria e a sua torre. Ao longo dos cerca de dois quilómetros de caminho, durante aproximadamente duas horas, vão sendo prestadas informações sobre este património, com a colaboração de Gonçalo Cardoso, Humberto Dias, Marco Daniel Duarte e Sónia Vazão.

Como refere a sinopse no folheto de apresentação, “a multissecular paisagem de Leiria encontra-se pontuada por inúmeras marcas religiosas, entre as quais se veem, sobretudo, os edifícios notáveis que albergam o culto católico, alguns dos quais tão antigos como a própria cidade”. A ideia deste percurso é perceber o “eloquente testemunho da reflexão teológica que, em diferentes épocas da história da cidade, os crentes operaram e da qual ainda hoje usufruem” a partir da estética das suas fachadas, da composição espacial dos seus interiores ou do património móvel que albergam. Em conclusão, “sem sair do centro da cidade de Leiria, pode traçar-se um percurso desde a estética medieval até à contemporânea, contemplando diversos momentos dessa reflexão plasmada na arte sacra”.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.