No âmbito do programa “Visite Leiria”, que a Câmara Municipal está a desenvolver este ano, vai realizar-se, no próximo dia 20 de setembro, um percurso pelo património religioso da cidade, com concentração marcada para as 10h00, junto à igreja de São Francisco.
A participação é livre, mas limitada a 50 pessoas, pedindo-se marcação prévia, até às 17h00 do dia anterior, para 244839677 ou visiteleiria@cm-leiria.pt.
A iniciativa conta com o apoio do Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e da Ordem Terceira de S. Francisco e levará os participantes a passar por locais como a igreja do antigo convento de S. Francisco, os antigos paços episcopais e a estátua do Papa Paulo VI, as igrejas do convento de Santo Agostinho, do Espírito Santo e da Misericórdia, a Sé de Leiria e a sua torre. Ao longo dos cerca de dois quilómetros de caminho, durante aproximadamente duas horas, vão sendo prestadas informações sobre este património, com a colaboração de Gonçalo Cardoso, Humberto Dias, Marco Daniel Duarte e Sónia Vazão.
Como refere a sinopse no folheto de apresentação, “a multissecular paisagem de Leiria encontra-se pontuada por inúmeras marcas religiosas, entre as quais se veem, sobretudo, os edifícios notáveis que albergam o culto católico, alguns dos quais tão antigos como a própria cidade”. A ideia deste percurso é perceber o “eloquente testemunho da reflexão teológica que, em diferentes épocas da história da cidade, os crentes operaram e da qual ainda hoje usufruem” a partir da estética das suas fachadas, da composição espacial dos seus interiores ou do património móvel que albergam. Em conclusão, “sem sair do centro da cidade de Leiria, pode traçar-se um percurso desde a estética medieval até à contemporânea, contemplando diversos momentos dessa reflexão plasmada na arte sacra”.