Pedreiras comemora 90 anos da paróquia

Pedreiras comemora, no corrente ano, 90 anos de criação como paróquia e como freguesia. São duas datas, que a comunidade pedreirense se prepara para festejar.

Tanto a Junta de Freguesia como a Fábrica da Igreja Paroquial das Pedreiras, a que por certo se juntarão todas as associações e instituições da freguesia, assim como toda a população, estão empenhadas numa comemoração digna.

Assim, de 5 a 10 de agosto, e uma vez que se comemora também o sexagénio aniversário de uma peregrinação à paróquia com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, a mesma imagem irá percorrer alguns lugares da freguesia.

Segundo o pároco, padre Sérgio Fernandes, trata-se de “uma maneira digna de comemorar dois aniversários importantes”, podendo eventualmente e ao longo do ano “haver outras atividades”.

Por sua vez, a Junta de Freguesia das Pedreiras está a elaborar um programa, para mais perto da data comemorativa, no entanto, todos os eventos realizados na freguesia incluem-se já nas comemorações dos 90 anos da freguesia das Pedreiras.

Recorde-se que a paróquia das Pedreiras foi criada em 5 de agosto de 1924, data em que o então Bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva, de saudosa memória, assinou a provisão respetiva.

Já a freguesia das Pedreiras foi criada pela Lei 1702, no dia 19 de dezembro do mesmo ano. Tal como a paróquia – os limites são os mesmos –, foi desmembrada das freguesias de São João Batista e de São Pedro de Porto de Mós, e da de São Miguel, do Juncal.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.