Pedreiras comemora, no corrente ano, 90 anos de criação como paróquia e como freguesia. São duas datas, que a comunidade pedreirense se prepara para festejar.
Tanto a Junta de Freguesia como a Fábrica da Igreja Paroquial das Pedreiras, a que por certo se juntarão todas as associações e instituições da freguesia, assim como toda a população, estão empenhadas numa comemoração digna.
Assim, de 5 a 10 de agosto, e uma vez que se comemora também o sexagénio aniversário de uma peregrinação à paróquia com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, a mesma imagem irá percorrer alguns lugares da freguesia.
Segundo o pároco, padre Sérgio Fernandes, trata-se de “uma maneira digna de comemorar dois aniversários importantes”, podendo eventualmente e ao longo do ano “haver outras atividades”.
Por sua vez, a Junta de Freguesia das Pedreiras está a elaborar um programa, para mais perto da data comemorativa, no entanto, todos os eventos realizados na freguesia incluem-se já nas comemorações dos 90 anos da freguesia das Pedreiras.
Recorde-se que a paróquia das Pedreiras foi criada em 5 de agosto de 1924, data em que o então Bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva, de saudosa memória, assinou a provisão respetiva.
Já a freguesia das Pedreiras foi criada pela Lei 1702, no dia 19 de dezembro do mesmo ano. Tal como a paróquia – os limites são os mesmos –, foi desmembrada das freguesias de São João Batista e de São Pedro de Porto de Mós, e da de São Miguel, do Juncal.