A Equipa Vicarial de Pastoral Familiar de Monte Real continua a sua missão, deslocando-se desta vez à paróquia da Bajouca para refletir o 8.º capítulo da exortação “Amoris Laetitia” do Papa Francisco, no passado dia 8 de maio.
Este capítulo tem como título “Acompanhar, Discernir e Integrar a Fragilidade” e foi apresentado pelo padre Alcides Neves, recorrendo a perguntas que levaram a uma interessante partilha entre muitos dos mais de 50 participantes neste encontro.
O capítulo oitavo constitui um convite à misericórdia e ao discernimento pastoral, frente a situações que não respondem plenamente àquilo que o Senhor propõe. O Papa utiliza três verbos muito importantes – acompanhar, discernir e integrar – que são fundamentais para enfrentar situações de fragilidade, complexas ou irregulares.
O Papa diz: “Compreender as situações excecionais nunca implica ocultar a luz do ideal mais pleno, nem propor menos do que o que Jesus oferece ao ser humano. Hoje, mais importante do que uma pastoral de fracassos é o esforço pastoral para consolidar o matrimónio e assim prevenir as ruturas”.
Muito havia a dizer sobre este tema, mas a hora já ia adiantada. Terminamos com o convite à comunidade da paróquia da Bajouca para aí se constituir uma equipa de pastoral familiar, tão necessária a um acompanhamento mais próximo das famílias.
Deixamos o convite para o próximo encontro, no dia 5 de junho, em Carnide, que será o último de uma série de nove, um em cada paróquia da vigararia de Monte Real. Será tratado o capítulo nono: “Espiritualidade Conjugal e Familiar”.
Equipa Vicarial de Pastoral Familiar de Monte Real