O Departamento de Pastoral Familiar da Diocese de Leiria-Fátima está apostado em “corresponder aos apelos do bispo diocesano e integrar a dinâmica diocesana, particularmente nas datas e acontecimentos mais significativos”, no contexto da celebração do centenário da restauração da Diocese.
Na apresentação do plano anual, o responsável, padre José Augusto Rodrigues, sublinha a importância de alguns materiais preparados para a vivência da fé e da vida cristã em família. É o caso da proposta “Eu bato à porta”, um baralho de cartas pedagógico, com frases do Papa e breves orações, que poderá ser “jogado” entre casais, pais e filhos. Poderá ser adquirido na Gráfica de Leiria, por 4,5 euros.
Também as 11 equipas dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM) da Diocese irão continuar o seu empenho em que “os noivos se sintam acolhidos, independentemente do percurso humano e cristão que tragam consigo”. Estão agendadas 11 sessões de preparação de noivos para 2017-2018, cujas datas e locais poderão ser consultados no sítio do DPF. “É uma proposta simples, que pretende mostrar uma Igreja acolhedora para quem muito frequentemente tem andado afastado, uma proposta de reflexão sobre temas relacionados com a relação conjugal e familiar, tendo por base os valores do Evangelho”, esclarece o padre José Augusto. Com um método baseado no diálogo em pequenos grupos e no testemunho de vida dos casais da equipa, os encontros incluem momentos de oração e a celebração da Eucaristia.
Outras propostas surgirão ao longo do ano, tanto para a pastoral familiar como pré-matrimonial, que inclui ainda a equipa “3xSim” e o movimento das Equipas de Nossa Senhora.
O encerramento das atividades está programado para a grande Festa da Fé, que ocorrerá em Leiria, a nível diocesano, nos dias 15 a 17 de junho de 2018.