“Páscoa Aprisionada”: Samaritanos em visita pascal às prisões

No passado dia 11 de abril, o grupo de voluntários “Os Samaritanos”, com mais alguns amigos, cumpriu a tradição de comemorar a Páscoa com os reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria.

O dia começou na antiga Prisão Escola, onde os voluntários foram divididos em grupos para conseguirem ir a todas as alas do estabelecimento oferecer uns “mimos” aos rapazes. Na apresentação, cada um disse o seu nome e uma qualidade sua com a inicial do seu nome. Depois, aprenderam o cântico “Mãe, olha para mim” e partilharam uma leitura entre eles. A passagem escolhida foi do apóstolo João (Jo 19, 25-27), onde é descrita a presença fiel de Maria perto de Jesus enquanto Ele esteve na cruz. Iniciou-se então um diálogo sobre o texto, com “achegas” dos voluntários, para confirmar que todos entendiam a mensagem: a importância da presença de alguém nas vidas destes jovens, que não os abandona nos momentos difíceis, os apoia e lhes dá força.

Passou-se depois a uma atividade prática. Foi-lhes perguntado que palavras é que achavam que caracterizam a relação entre uma mãe (que não tem de ser necessariamente a biológica) e um filho. Partindo das suas respostas, os rapazes escreveram essas palavras nuns pedaços de cartão e, juntos, formaram uma Dezena que ficou colada na parede dos refeitórios das respetivas alas. Foi-lhes explicado o que era uma Dezena e como se rezava e cada rapaz recebeu uma feita de renda por alguns voluntários. A dinâmica terminou com o mesmo cântico e a oferta de um pacote de amêndoas e um postal a cada um.

Da parte da tarde, alguns destes voluntários dirigiram-se ao Estabelecimento Prisional de Leiria (adultos), onde realizaram a mesma dinâmica com cerca de 30 reclusos.

Esta e outras visitas e dinâmicas fazem com que os reclusos se sintam mais amparados e apoiados, pois muitos deles não têm quem os visite e acabam por ver estes voluntários como uma família, alguém que lhes dá força para aguentarem a sua pena de maneira mais leve e menos solitária.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.