Paróquias preparam adultos para o Crisma

Na Diocese, a catequese para adultos é uma aposta de algumas paróquias, há já vários anos. O PRESENTE falou com sacerdotes, catequistas e catecúmenos das paróquias de Leiria, Marrazes, Marinha Grande, Monte Real e Batalha.

“Uma oportunidade de aprofundamento da vida cristã, uma melhor compreensão da Igreja e da fé e um contributo que de ajuda para o dia a dia”, são algumas das razões apontadas pelos adultos que iniciam esta proposta de formação cristã. Com diferentes planos de formação, as sessões são garantidas por leigos e sacerdotes.

Marinha Grande

Na Marinha Grande, o percurso catequético iniciou em outubro e é garantido pelos leigos e pelos padres da paróquia. No plano de formação, estão previstos dezanove encontros, agendados para os sábados, às 21h00, na igreja paroquial, onde se abordam temas variados sobre a vida de Jesus, a Bíblia, a oração e os Sacramentos, informou ao PRESENTE o padre Patrício Oliveira. “Apesar de não favorecer a relação pessoal e a articulação dos temas, o sacerdote considera “interessante” a participação de vários leigos na abordagem das matérias, que acabam por sair “enriquecidas pelo seu testemunho”.

Vigararia de Leiria

Em Leiria, a proposta de catequese para adultos, é vicarial. A caminhada deste ano iniciou no início do mês passado e já se realizaram seis encontros, que decorrem aos sábados em dois horários: às 15h00, na Sé e às 18h00 nos Marrazes. A participar nas sessões, asseguradas por duas equipas formadas por leigos e padres, estão dois grupos distintos, com catorze catequizandos cada, informou o padre Marco Brites, da paróquia dos Marrazes. As dezassete sessões irão prolongar-se até ao fim de semana de Pentecostes, altura para a qual está agendada a celebração do Crisma naquelas paróquias. “Esta proposta de formação e caminhada formativa e vivencial”, que já vem sendo oferecida pela vigararia de alguns anos a esta parte, tem-se assumido como uma oportunidade interessante de aprofundamento da fé, referiu o padre Gonçalo Diniz, pároco de Leiria.

Monte Real

Na paróquia de Monte Real a catequese de adultos começou em março de 2013 e decorre até maio do presente ano, mês em que se realizará a celebração do Crisma na paróquia. As sessões são quinzenais e realizam-se à sexta feira. Das onze pessoas inscritas, apareceram 8 e persistiram 5, informou o padre David Ferreira, pároco de Monte Real. É o sacerdote que, em conjunto com um grupo de catequistas, dá os 30 temas propostos, que se baseiam no itinerário catequético “Na Força do Espírito”, das edições Salesianas. “Eles consideram o tempo como bem empregue, sobretudo porque percebem que é uma oportunidade de aprofundamento da vida cristã, uma melhor compreensão da Igreja e da fé e até de ajuda para o dia a dia”, refere o padre David Nogueira, com referência às opiniões que lhe chegam dos adultos que frequentam as catequeses.

Ana Lúcia Pedrosa é catequista de adultos em Monte Real. Entrevistada em dezembro do ano passado para a rubrica “A Gente da Igreja”, Ana explicava o modo de funcionamento da equipa que integra. “Somos quatro catequistas e dinamizamos os encontros com os cinco catequizandos numa lógica de rotatividade.” Sobre a possibilidade de “poder acompanhar e participar da descoberta e aprofundamento da fé destes adultos”, a catequista falava de uma realidade que a motivava. “Tem sido um desafio interessante, porque o grupo é composto por  pessoas que, estando lá por vontade própria, têm percursos de vida distintos entre si e isto faz com que seja desafiante preparar os encontros.”

Batalha

Na paróquia da Batalha, a opção foi aceitar a inserção de alguns jovens e adultos no grupo do 10.º ano do centro catequético da Golpilheira, onde estão a fazer um curso intensivo intitulado “Da fé à prática cristã”. Esta formação decorre ao longo de todo o ano pastoral, em sessões quinzenais, passando em resumo os principais pontos da doutrina e da sua aplicação prática à vida pessoal e comunitária do cristão. No final, todos os participantes neste curso serão apresentados ao Crisma na paróquia, agendado para o próximo dia 26 de abril.

 

Testemunho de Inês Santos

Catecúmena na paróquia de Monte Real

2015-02-19 crisma2Integrar a catequese para adultos não foi algo muito pensado em termos de tempo. Não tinha aquelas pressões típicas de “vou ser madrinha e tenho de receber o Crisma”. A início, foi mais pelo facto de sentir que aquele caminho não estava completo. Em 2013, devido a um conjunto de circunstâncias e depois de ter feito o caminho português de Santiago, decidi que tinha chegado o momento de procurar fazer esta caminhada de catequese. Em conjunto com aquele que irá ser o meu padrinho do Crisma – que foi comigo a Santiago e tem feito parte desta caminhada –, fui falar com o Padre David, à paróquia onde cresci. Assim que houve um grupo para a catequese, lá estava eu.

Ao longo deste tempo, aquela sexta-feira, de 15 em 15 dias, tornou-se fundamental para parar e pensar. Pensar o mundo que me rodeia por outros olhos. Sinto que o tempo que já passou contribuiu muito para a minha vida e a minha relação com o próximo.

Foi importante ter feito este caminho final da catequese em adulta, porque redescobri coisas que aprendi em criança e que agora vejo de uma perspetiva bastante diferente. Esta confirmação da fé em adulta é para mim mais consciente e mais profunda do que teria sido aos meus 16 ou 17 anos.

 

O que é o Sacramento da Confirmação?

A Confirmação é o Sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito de Deus, sob o sinal da imposição das mãos e da unção com o Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é agora um membro legítimo e responsável da Igreja Católica. (1285-1314 do Catecismo da Igreja Católica)

Quando um treinador manda um jogador de futebol para o campo, põe-lhe as mãos sobre o ombro e dá-lhe as últimas instruções. Assim também se pode compreender a Confirmação. É-nos posta a mão, entramos no campo da vida. Pelo Espírito Santo, sabemos o que temos a fazer; Ele motivou-nos até à ponta dos cabelos; o Seu envio ressoa-nos no ouvido; sentimos a Sua ajuda; não frustraremos a Sua confiança e decidiremos o jogo por Ele; agora, é só ter vontade e escutá-l’O. (Youcat)

 

O Crisma

O Crisma é o óleo utilizado no rito da Confirmação, composto de azeite perfumado com resina balsâmica. O Bispo consagra-o na manhã de Quinta-feira Santa para também ser utilizado no Batismo, na Ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. O ungido, deverá difundir o “bom perfume de Cristo” (2 Cor 2,15)

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.