De 2 a 7 de setembro, um grupo das paróquias de Vermoil e Meirinhas realizou uma peregrinação ao Santuário de Lourdes, em França. A viagem, feita de autocarro, incluiu também a visita a vários locais em Espanha ligados à fé e à devoção mariana. Uma das peregrinas partilhou o seu testemunho:
“Um dia, o nosso pároco teve uma inspiração. Foi dócil ao Espírito Santo e o padre Fábio, nosso guia espiritual, decidiu organizar uma peregrinação. Eu, como uma criança à procura de algo precioso, não senti pânico nem ansiedade, porque sabia que a Mãe estava lá à nossa espera.
Pelo caminho, foi-nos revelada a grandeza do Criador, tanto na natureza como nas construções majestosas que o ser humano foi erguendo ao longo dos séculos, ora para se defender, ora como forma de agradecimento. Assim, em Espanha, passámos por Zamora, León, Covadonga e Loyola, onde visitámos a Basílica e a casa natal de Santo Inácio. Aqui, o padre Fábio celebrou a Santa Missa, na qual participámos. Foi então que tomei plena consciência da humildade deste santo, que abandonou uma vida faustosa para se entregar inteiramente a Deus.
Chegados a Lourdes, no terceiro dia de viagem, ainda tivemos tempo de assistir a uma procissão de velas. No dia seguinte, participámos na via-sacra, rezámos o terço junto à gruta onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadette e, já à noite, participámos na procissão eucarística e na adoração ao Santíssimo Sacramento. Foram momentos de grande emoção!
O coração não se cansou, bem pelo contrário, rejubilou! Saímos de Lourdes no quinto dia e deixámos França, atravessando os Pirenéus de volta a Espanha, até à cidade de Saragoça, para visitar a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
No sexto dia, deslumbrámo-nos com o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, onde participámos na Missa e visitámos o Mosteiro e o seu museu de arte sacra.
De regresso a Portugal, agradecemos e louvámos a Deus por todas estas oportunidades. Recordo com muita emoção Lourdes, pois é aí que Nossa Senhora diz ao mundo: ‘Eu sou a Imaculada Conceição’.”
Margarida Marto